Esporte é ferramenta de inclusão dos jovens “nem-nem”

Jovens que nem estudam, nem trabalham são um drama global e a solução passa pelo esporte. Com foco na geração nem-nem, a União Européia lançou um programa de qualificação profissional em países do Mediterrâneo.

Serão cerca de 2,9 milhões de euros investidos, sendo 2,6 milhões vindos da UE e os 10% restantes como contrapartida das empresas e organizações parceiras. A ambição do programa é capacitar 1.200 jovens a trabalhar em profissões relacionadas aos esportes na Grécia, Malta, Itália, Espanha, Palestina e Líbano.

Através de uma plataforma de aprendizagem online, os participantes irão desenvolver habilidades necessárias para buscarem um lugar no mercado de trabalho. Os conteúdos irão tratar sobre merchandising, marketing, administração e gestão de eventos. No total, serão 200 novos empregos gerados nas mais de 60 empresas e organizações parceiras.

Para os europeus, a aposta vai além de empregos. O plano é formar uma rede de apoio aos jovens que una governo, empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo é trazer formação profissional em áreas em que o mercado de trabalho tem mais demanda para contratar.

No Brasil, cerca de 30% dos jovens nem estudam, nem trabalham, um percentual que cresceu por conta da pandemia. Para atacar o problema, o Governo Federal também pretende investir nos “nem-nem”.

Por aqui, o plano é conceder bolsas mensais de R$ 550 para jovens entre 18 e 28 anos. Os custos seriam divididos meio a meio entre empregadores/treinadores e o governo em contratos com no mínimo 12 meses. Ainda sem maiores detalhes, o programa tem foco inicial no grande varejo.

Leia mais sobre a qualificação dos NEETS, os jovens “nem-nem” na Europa: http://bit.ly/EsporteNemNem

Conheça o programa brasileiro de qualificação de jovens para o mercado de trabalho: http://bit.ly/BIP-BIQ

Como a pandemia afetou o mercado de trabalho e prejudicou os jovens em especial: http://bit.ly/Nem-Nem-Pandemia

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike