Autódromo de Ímola vai receber Mundial de ciclismo

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari está em alta. Antes de voltar a receber a uma prova de Fórmula 1 depois de 14 anos, o que ocorrerá daqui dois meses, o circuito de Ímola será a sede do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada, que será realizado ainda no final do mês, entre os dias 24 a 27 de setembro.

A União Ciclística Internacional (UCI) anunciou a novidade na semana passada. Não existe previsão de participação de brasileiros. O Mundial deveria ser realizado em Aigle-Martigny, na Suíça, mas o governo daquele país segue proibindo eventos com mais de mil pessoas até pelo menos 30 de setembro.

A opção que surgiu foi Ímola. A prova será disputada em um pequeno circuito de 28 quilômetros, que começa e termina no autódromo, que tem estrutura suficiente para abrigar delegações de diferentes nacionalidades em boxes separados, evitando contato. Esse circuito será percorrido nove vezes pelos homens e cinco pelas mulheres. Também a prova de contrarrelógico será disputada tendo o autódromo como base. A UCI entende que a realização do Mundial não é arriscada do ponto de vista sanitário porque todos os principais ciclistas do mundo já estão na Europa.

© Ímola divulgação