Hong Kong pode exigir capacetes para ciclistas em meio ao aumento de acidentes relacionados a bicicletas

Hong Kong viu 2.994 acidentes envolvendo bicicletas no ano passado, representando quase 17% de todos os acidentes rodoviários. O número representa um aumento de quase 60% em relação a 2017. O Departamento de Transportes de Hong Kong está considerando exigir que os ciclistas usem capacetes, citando um aumento nos acidentes de trânsito envolvendo bicicletas.

© Envato Elements

O secretário de Transporte e Habitação, Frank Chan, disse que o Departamento de Transporte está “conduzindo uma revisão abrangente” sobre se Hong Kong deve exigir o uso de capacetes de bicicleta para ciclistas.

A cidade viu 2.994 acidentes envolvendo bicicletas no ano passado, representando quase 17% de todos os acidentes rodoviários. O número de acidentes é um aumento de quase 60% em relação a 2017, quando foram registrados cerca de 1.900 acidentes de bicicleta.

Oito ciclistas morreram em acidentes no ano passado, segundo o Departamento de Transportes.

Chan disse que o governo está levando em consideração se a exigência de capacete deve ser aplicada a todos os locais, ou apenas a locais designados, bem como as práticas adotadas em outros países.

As autoridades realizaram uma revisão semelhante em 2011, mas concluíram que obrigar os ciclistas a usar capacete não era uma “prática internacional comum” e que seria mais “praticável” incentivar os ciclistas a fazê-lo voluntariamente.

Fonte