Com a participação do centro de design de Manchester, a Hero Cycles reviveu a marca Viking Cycles.

A marca de 110 anos de idade faz parte do portfólio da Avocet Cycles, que desde 2015 pertence e é operada pela gigante manufatureira indiana Hero , um grande investidor em marcas do Reino Unido.

No auge dos anos 60, a Viking calculava uma produção anual de 20.000 bicicletas em sua sede de fabricação em Wolverhampton. Durante esse período, a marca teve um sucesso considerável com as motos leves Master Series SS e Severn Valley, com vitórias notáveis ​​no Tour of Britain nos anos 50.

A empresa parou de negociar em 1967, passou por mudanças de propriedade e desapareceu completamente da década de 1980 até a Avocet comprar a marca em 2002.

Após um período de projeto e teste, o CEO da Avocet, Sreeram Venkateswaran, disse que a Viking está de volta com uma série de bicicletas ‘adequadas para usar o crachá’.

“Quando a Hero Cycles comprou a Avocet, queríamos causar um impacto no mercado do Reino Unido”, disse ele. “Viking é uma marca que desperta a imaginação e captura nossas ambições. A Viking tem uma herança, uma paixão e em seus dias de glória foi uma das melhores fabricantes de bicicletas do mundo, com uma das melhores equipes de corrida da Grã-Bretanha. Investimos mais de 2 milhões de libras na mudança de nosso Centro Global de Design da Índia para Manchester, para que possamos abraçar marcas como a Viking e recalibrá-las, restaurando a qualidade pela qual eram famosas. Nossa nova linha de bicicletas Viking é a primeira projetada no Reino Unido há 40 anos. Acreditamos que a nova linha de bicicletas Viking pode realmente se conectar com as pessoas, principalmente as famílias que procuram uma bicicleta bem projetada na faixa de preço de 250 a 1.500 libras. ”

Venkateswaran disse que a nova bicicleta Viking verá o retorno do logotipo clássico da Viking com mínimos gráficos retrô para um visual urbano contemporâneo. Os quadros das bicicletas incluem ainda um crachá com o nome da turnê Viking da Grã-Bretanha em 1951, 1955, 1958 e 1959. A nova linha Viking incluirá bicicletas urbanas, de turismo e de estrada.

Venkateswaran acrescentou: “As novas motos Viking têm um conjunto completo do grupo Shimano, são mais leves e têm um triângulo traseiro mais apertado, permitindo uma melhor transferência de potência. A linha Viking é mais ágil e melhor nas curvas e tem um ótimo desempenho animado, adequado para famílias de todas as idades. ”

As bicicletas Viking estarão disponíveis ao público para tentar sem nenhum custo na turnê StreetVelodrome deste ano , um evento gratuito para assistir a bicicletas que chegará a Londres nos dias 14 a 16 de agosto.

Como a nova linha de bicicletas Insync da Hero Cycles, a Viking será vendida tanto em lojas independentes quanto online.

Fonte da matéria