Henrique Avancini era citado como um dos favoritos para a disputa que aconteceu em Vallnord, capital da Andorra. O brasileiro venceu a disputa de Short Track que aconteceu em 2018, na mesma etapa sediada no pequeno país que está localizado entre Espanha e França e por isto era mencionado como o “homem da altitude”.

A pista está posicionada a 2.500 metros de altura a nível do mar, o que altera drasticamente as condições físicas dos atletas que concorrem ao título de campeão mundial.

Avancini, que já veste a camisa de campeão mundial de maratona, conquistou o favoritismo em Andorra e venceu novamente o short track, competição que dura aproximadamente 20 minutos e aconteceu na sexta feira (05/07).

No domingo (07/07), Avancini ficou em terceiro lugar na competição de Cross Country, perdendo apenas para Nino Schurter e Mathias Fluckiger – dois grandes nomes do cenário mundial.

Com o resultado, Avancini pulou uma posição na classificação geral e agora ocupa a 4ª colocação, somando 655 pontos, 180 atrás do líder, Nino Schurter. No próximo final de semana, dias 12, 13 e 14, ocorrerá a 5ª etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike, competição que será disputada em Lets Gets, na França. As provas serão transmitidas com exclusividade no Brasil pela Red Bull TV.