Grupo de ciclismo é exemplo de inclusão em NY

Liderado por um lojista, e mecânico de bicicletas, um grupo de ciclistas quer promover a inclusão de imigrantes no ciclismo em Nova Iorque. Daniel Pérez é o fundador do Sanba Cycling Team, grupo que leva o nome de sua loja e reúne entregadores, cozinheiros, mecânicos e outros trabalhadores latinos.

© After working hard to break into the local cycling scene, Pérez set out to create a space where Latin American immigrants like him would feel at home. (Martha Pskowski)

O grupo se destaca em um cenário dominado por ciclistas brancos. Dados da USA Cycling, responsável pelo ciclismo esportivo nos EUA, apontam que 86% dos ciclistas de competição norte-americanos se identificam como brancos. Hispânicos e latinos representam apenas 6% do total dos atletas nas provas de ciclismo.

No Brasil, o esporte em bicicleta também é majoritariamente branco. Uma pesquisa recente da Aliança Bike e outras entidades mostrou que 78,05% dos ciclistas de estrada na Grande São Paulo se identificam como brancos. Completando o quadro de autoidentificação de cor e raça da pesquisa, 2,68% se identificaram como pretos, 12,47% como pardos e 3,40% como amarelos.

O segredo para promover a inclusão é sempre o mesmo, no Brasil ou no exterior: a criação de uma comunidade ao redor da bicicleta. Através da sua loja no Brooklin (NY), Daniel Pérez incentiva talentos locais, mas também apoia o ciclismo competitivo em Puebla, seu estado natal no México.

Os atletas latinoamericanos que pedalam para promover a inclusão em NY: https://bit.ly/SanbaCycling

A pesquisa sobre o ciclismo de estrada em SP: https://bit.ly/CiclismoEstradaSP

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike