Em 4 de julho, o Conselho de Ministros em Portugal anunciou a aprovação da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030, integrada nas políticas de mobilidade nacionais para a próxima década. A estratégia prevê, no total, a construção de 10 mil quilômetros de ciclovias. O compromisso é para uma mobilidade ciclável e a promoção de “hábitos de vida mais saudáveis”.

A aprovação da estratégia vincula o Estado em matéria de construção de ciclovias, e conta, entre outros, com 300 milhões de euros do programa Portugal Ciclável para concretizar o crescimento do número de quilômetros em ciclovias. Este programa possibilitará a construção de mil dos 8 mil novos quilômetros previstos.

O objetivo é alcançar, até 2030, 10 mil quilômetros de ciclovias no território nacional, além de chegar a 7,5% de deslocamentos de bicicleta nas cidades.  A aprovação da estratégia oficializa o compromisso de “colocar Portugal ao nível de outros países”, que já tem a cultura da bicicleta já bem enraizada.

Fonte da matéria