Objetivo é fazer com que motoristas vivenciem dificuldades dos ciclistas e vice-versa. Pesquisa mostrou que 60% dos participantes mudaram hábitos ao volante

A Ford aproveitou a realidade virtual para buscar uma maior empatia entre motoristas e ciclistas no trânsito. A fabricante lançou uma iniciativa na qual motoristas de empresas de entrega experimentaram o ponto de vista de um ciclista – e vice-versa.

O programa da montadora, chamado de WheelSwap (“Troca de Direção”), está sendo realizado na Europa em parceria com algumas empresas do setor de entregas

Das 1.200 pessoas que já participaram, 91% se disseram dispostas a mudar seus hábitos ao volante. De acordo com a montadora, um levantamento feito duas semanas após o programa com os mesmos participantes mostrou que 60% dos motoristas e ciclistas realmente mudaram seus hábitos de dirigir.

“É importante para a Ford que todas as pessoas possam chegar ao seu destino com segurança. Apoiamos totalmente a diversidade nas soluções de entrega e a ampliação do uso de bicicletas para levar encomendas em áreas urbanas. Hoje, há mais pessoas transitando nas ruas do que nunca e um número crescente de ciclistas. Por isso é importante incentivar um espírito de compreensão e respeito entre todos os usuários, estejam eles sobre quatro ou duas rodas”, afirmou Tom Thompson, líder do projeto na Ford Mobility.

A Ford é líder do segmento de vans na Europa. Um relatório do Centro de Pesquisa de Economia e Negócios europeu mostrou que, de 2013 e 2018, o número de vans em circulação no continente aumentou mais de 10% nos principais países, chegando a 25,69 milhões de veículos.

© PIxabay

Fonte da matéria