5 de nov de 2019 às 09:25

A terceira edição do Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano da UCI acontece esta semana (6 a 10 de novembro) em Chengdu, China. Uma competição reúne Trials, BMX Freestyle Park e BMX Freestyle Flatland por cinco dias de pilotagem intensa e espetacular. Mais de 200 concorrentes de 37 municípios diferentes participam de um impressionante local, que apresenta terrenos técnicos de competição projetados para testar o máximo como habilidades dos pilotos.

Ensaios

Na competição de testes, uma alemã Nina Reichenbach procurará garantir seu quarto título mundial feminino consecutivo. No entanto, ela terá que enfrentar um adolescente espanhol Vera Barón, que está competindo no Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano da UCI pela primeira vez. Barão causou transtorno na Copa do Mundo de Trials da UCI deste ano, vencendo o favorito, Reichenbach e terminando no topo da classificação geral graças às vitórias em duas rodadas.

Ao chegar à China, Reichenbach nos disse: “Estou realmente ansioso pela competição e participando de algumas corridas agradáveis ​​para alcançar meus objetivos e me tornar o Campeão do Mundo da UCI em 2019. Espero que os cursos sejam muito legais e emocionantes, para quem mostra todos realmente mostra como somos capazes de andar de bicicleta. “

Jack Carthy (GBR) tem dominado a categoria dos 26 ”de homens nos últimos anos, vencendo os últimos três campeonatos mundiais da UCI. Enquanto ele esteve no topo de seu jogo em 2019, vencendo as três rodadas da Copa do Mundo para garantir sua quarta vitória geral, ele foi acompanhado por Nicolas Vallée (FRA), que terminou em segundo lugar.

Em comparação, a competição masculina de 20 ”está aberta. Enquanto Thomas Pechhacker (AUT) é o atual detentor de uma camisa de arco-íris, ele enfrenta uma competição séria de, entre outros, dois pilotos espanhóis: o vencedor da Copa do Mundo da UCI, Borja Conejos e Alejandro Montalvo.

Pechhacker parecia relaxado durante a preparação para a competição: “Não pode realmente melhorar do que a minha vitória no ano passado, exceto se eu puder repetir o título. Eu só quero me divertir e dar o meu melhor. Se eu conseguir fazer isso, fico feliz, não importa o resultado. “

Nina Reichenbach – Copa do Mundo de Trials, Val di Sole – Trentino (ITA)© Leo Zhukov

BMX Flatland

Dominik Nekolny (CZE) esteve em excelente forma durante todo o ano e ficou no topo do ranking mundial antes de Chengdu. No entanto, ele não estava no seu melhor na Copa do Mundo do último fim de semana – também em Chengdu -, tendo perdido a bicicleta e forçado a montar um substituto emprestado nas rodadas de qualificação.

A moto de Nekolny finalmente chegou a tempo das finais. No entanto, foi o japonês Moto Sasaki que conseguiu a pontuação vencedora para conquistar a vitória deste ano na Copa do Mundo. Matthias Dandois (FRA) terminou em segundo, enquanto Nekolny conseguiu o terceiro lugar. O favorito do título, Nekolny, terá como objetivo ganhar o primeiro campeonato mundial masculino da UCI BMX Freestyle Flatland, mas enfrenta forte concorrência em Sasaki e Dandois.

Misaki Katagiri (JAP) lidera o campo no BMX Flatland feminino, tendo conquistado sua segunda vitória consecutiva na Copa do Mundo no fim de semana passado. Irina Sadovnik (AUT) ficou em segundo lugar, com Julia Preuss (GER) em terceiro. Outras mulheres que estão em boa forma participando do UCI Urban World Championship incluem Céline Vaes (FRA) e Ekaterina Kruglova (RUS), mas ainda não se sabe se alguém pode desafiar o domínio de Katagiri.

BMX Freestyle Flatland© Fise

BMX Freestyle Park

O Campeonato Mundial Masculino de Freestyle Park UCI parece estar aberto este ano, com uma multidão de pilotos de olho no título. No ano passado, Justin Dowell (EUA) ficou em primeiro lugar, com Kenneth Tencio Esquivel (CRC) terminando em segundo e Brandon Loupos (AUS) em terceiro.

No entanto, é um grupo diferente de pilotos que estão atualmente em sua melhor forma após a rodada final do fim de semana passado da Copa do Mundo de Freestyle Park em Chengdu. Com as finais masculinas atingidas pelo mau tempo, os pilotos mais bem classificados das meias-finais receberam o pódio: Rimu Nakamura (JPN) ficou em primeiro lugar, com Declan Brooks (GBR) em segundo e Nick Bruce (EUA) em terceiro.

Foi um pódio todo americano no Campeonato Mundial Feminino de BMX Freestyle Park no ano passado, com Perris Benegas no primeiro lugar, seguida por Angie Marino em segundo e Hannah Roberts em terceiro. Roberts e Benegas também parecem estar em boa forma este ano, quando terminaram em primeiro e segundo lugares respectivamente na competição da Copa do Mundo, enquanto Charlotte Worthington (GBR) ficou em terceiro. Parece que uma batalha séria acontecerá entre os dois pilotos americanos pelo título mundial da UCI de 2019.

Ciclismo Urbano©

Calendário do Campeonato Mundial de Ciclismo Urbano

Quarta-feira 6 de novembro

  • Qualificação BMX Flatland – Homens e Mulheres
  • Campeonatos Mundiais de Equipas de Julgamento

Quinta-feira 7 de novembro

  • Trial Men – Semi-final de 20 ”e 26”
  • Meias-finais de BMX Flatland – Homens e Mulheres
  • Trials Feminino – meias-finais

Sexta-feira 8 de novembro

  • Julgamentos – Homens, meias-finais de 20 ”e 26”
  • BMX Freestyle Park – qualificação masculina
  • Finais de BMX Flatland – Homens e Mulheres

Sábado 9 de novembro

  • Trials Men – finais de 20 ”e 26”
  • BMX Freestyle Park – qualificação das mulheres
  • Trials Feminino – finais
  • Julgamentos Masculinos – finais de 20 ”e 26”

Domingo 10 de novembro

  • Finais do BMX Freestyle Park – Homens e Mulheres

Fonte da matéria