O negócio de bilhões de dólares da micromobilidade continua avançando com uma ampla gama de soluções para usuários urbanos, indústria e varejo. Formas estabelecidas de mobilidade urbana – como bicicletas – mas também novas soluções e tendências de mobilidade – como e-scooters e produtos digitais inovadores – estão ganhando cada vez mais destaque na Eurobike.

O Centro de Mobilidade para o Futuro da consultoria de negócios McKinsey estima que o potencial de mercado mundial para micromobilidade em 2030 seja de US $ 300 bilhões a US $ 500 bilhões. De acordo com a McKinsey, as partes interessadas já investiram quase US $ 6 bilhões em start-ups no setor de micromobilidade. Entre as novas empresas de micromobilidade, em particular as empresas que oferecem scooters e compartilhamento de bicicletas, existem várias empresas com uma avaliação atual de US $ 1 bilhão ou mais. A legalização de e-scooters é atualmente um tema altamente discutido na agenda política na Alemanha. O Ministério Federal dos Transportes e Infraestrutura Digital recentemente elaborou um novo regulamento para pequenos veículos elétricos que agora só precisa ser passado pela Câmara Alta do Parlamento Alemão (Bundesrat). “Micromobilidade, na forma de e-scooters, tem um enorme potencial para o futuro. Juntamente com o transporte público, é outra alternativa real para o carro. É ideal para a última milha do metrô ou o trem suburbano, ou para a distância do ponto de ônibus para a casa e trabalho. Como tal, estamos pavimentando o caminho para a mobilidade futura e, simultaneamente, garantindo a segurança em nossas estradas ”, diz Andreas Scheuer, Ministro Federal de Transportes e Infraestrutura Digital.

Stefan Reisinger, chefe da Eurobike e responsável por bicicletas, micromobilidade e atividades ao ar livre da Messe Friedrichshafen. “Cerca de 60% de todas as viagens de carro têm menos de oito quilômetros. Isso é onde bicicletas, e-bikes e veículos elétricos cada vez menores representam uma alternativa não apenas mais sustentável, mas também uma maneira mais rápida de chegar a um destino.” Na era digital, os moradores da cidade usarão apenas um único aplicativo de smartphone e decidirão de acordo com a situação, o clima e suas necessidades, seja para usar uma e-scooter, um esquema de compartilhamento de bicicletas, transporte público ou compartilhamento de carros. A mobilidade urbana no futuro significará que as pessoas deixarão de se definir como ciclistas, motoristas ou usuários de transportes públicos, mas decidirão espontaneamente, de acordo com a situação, qual forma de transporte melhor se adapta às suas necessidades. Ou talvez até mesmo a forma que mais lhes agrade. Este desenvolvimento também será refletido mais claramente no futuro na Eurobike, feira comercial para bicicletas e todos os assuntos relacionados a bicicletas. Além disso, as inovações nos setores tradicionais de bicicletas e e-bike são cada vez mais influenciadas pelo desenvolvimento digital. ”

A Eurobike no Lago Constance começou originalmente em 1991 como um ponto de encontro para a indústria jovem de mountain bike. Agora, nos últimos anos, vimos como os temas relacionados a bicicleta ganharam maior destaque. Em particular, o Hall A1 estabeleceu-se cada vez mais como o ponto focal para novas formas de mobilidade na feira Eurobike. Até 2018, os expositores foram organizados nas áreas temáticas: soluções digitais; componentes de e-bike; e o setor de carga dinâmica. “Para 2019, temos inúmeros novos expositores para essa área especial do pequeno setor de veículos elétricos, bem como players da indústria automotiva e fornecedores de plataformas. Nossa decisão no ano passado de reunir os temas de mobilidade em um local central está fazendo ondas além das tradicionais.”, explica o gerente de projetos da Eurobike, Dirk Heidrich.

A Eurobike deste ano acontece de 4 a 7 de setembro de 2019, no recinto da feira Messe Friedrichshafen. Algumas semanas antes da Eurobike, o novo evento de mídia Urban Mobility Media Days da Eurobike estreia de 10 a 11 de julho em Frankfurt, onde grandes marcas de mobilidade estarão dando à mídia uma primeira olhada em novos desenvolvimentos para 2020. E o “ASEANBIKE” powered by Eurobike ”(de 3 a 5 de outubro de 2019), a Messe Friedrichshafen está lançando um novo evento com sede em Bangkok, capital da Tailândia, no centro de uma importante região de fabricação e fornecimento de produtos relacionados à micromobilidade.

A Eurobike 2019 inclui três dias úteis abertos aos visitantes (de 4 a 6 de setembro), enquanto o sábado, 7 de setembro de 2019, é o Festival Day, e mais uma vez celebrará o entusiasmo dos consumidores por bicicletas e mobilidade.

© Eurobike Divulgação
© Eurobike Divulgação
© Eurobike Divulgação