Equipe de ciclistas italianos confirma presença no GFNY Bento Gonçalves

Grupo que disputará a prova marcada para o dia 16 de outubro contará com o atual campeão do GranFondo New York e estará pela primeira vez em uma competição de ciclismo no Rio Grande do Sul.

A paixão pelo pedal é capaz de cruzar fronteiras e atravessar oceanos. Quem atesta essa premissa é a mais nova equipe de ciclistas a confirmar sua participação no GFNY Bento Gonçalves. Vindos da Itália, os atletas europeus encontraram na Serra Gaúcha a oportunidade de desbravar novos territórios e ampliar a extensa bagagem de pedais pelo mundo. A prova do dia 16 de outubro marca a primeira vez dos italianos em um evento de ciclismo no Rio Grande do Sul.

© Divulgação

O ineditismo da própria realização da etapa em solo gaúcho, inclusive, já é um atrativo – o que potencializa a expectativa por uma experiência ciclística única do outro lado do Atlântico. O grupo que virá ao Brasil será formado por seis atletas e é liderado por Ricardo Pichetta. Ciclista há mais de 15 anos, ele é quem conduz o OM Cycling Club (OM CC), time que criou há dois anos e se origina de sua própria marca de bicicletas, a Officine Mattio.

Todos os ciclistas que participarão do GFNY Bento têm mais de uma década na modalidade e uma coleção de prêmios. Ricardo, por exemplo, tem no currículo o título de campeão do GFNY, em Nova York, em duas oportunidades, e do GFNY Itália – além de ter participado de outras etapas, como a de Cozumel e de Monterrey, no México. “Somente em 2022, já fomos no GFNY em Nova York e pretendemos, além do Brasil, participar das etapas da Colômbia e do Chile”, destaca.

Oriundos de três cidades do norte da Itália (Cuneo, Alba e Milão), os integrantes da equipe percorrerão o trajeto longo da etapa brasileira, que soma 143 km de distância e passa por seis cidades (Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha). “Já participei de diversas provas no Brasil, mas nunca nessa região. Por isso, comecei a me informar sobre tudo que encontraremos lá para, assim, aproveitar da melhor forma possível”, reforça.

Como líder da equipe e com experiência em pedais em outras regiões serranas, Pichetta tem a expetativa de fazer uma boa prova e buscar o título com algum membro da equipe. Para isso, o grupo contará com um reforço de peso: o ciclista Luca Vergallito, que conquistou o primeiro lugar no GF New York desse ano e, atualmente, lidera a Haute Route Alpes, importante competição de ciclismo amador na Europa que percorre 792 km durante sete dias (nesse ano, de 21 a 27 de agosto).

Em termos de preparação, os ciclistas recebem treinos específicos, que levam em consideração toda a logística da viagem. “Cada atleta tem sua planilha de treinamento, que vem planejada conforme os eventos que cada um vai participar, já que não são sempre as mesmas provas para todos”, conta Pichetta. No caso da vinda ao Brasil para o GFNY Bento, o itinerário da equipe prevê a chegada ao país cerca de cinco dias antes da prova, especialmente para se acostumar com o fuso horário.

O grupo também aproveitará esse tempo para promover algum treinamento de reconhecimento do percurso e, claro, para turistar na região. “Com certeza pretendemos aproveitar os dias que antecedem a prova para visitar pontos turísticos das cidades que sediam o evento, principalmente pelo fato de não conhecermos a região e de que o nosso cronograma prevê o retorno para a Itália já no dia seguinte”, relata.

© Divulgação

Conheça o GFNY Bento Gonçalves

A etapa nacional da principal maratona de ciclismo amador do mundo será um momento inédito e emblemático para o esporte gaúcho e brasileiro. No dia 16 de outubro, haverá duas opções de trajetos: no longo, de 143 km, a altimetria será de 2.963 metros. Na versão média, cujo percurso será de aproximadamente 80 km, o ganho de elevação chegará a cerca de 1.500 metros. Todos os competidores, sejam amadores ou profissionais, largam ao mesmo tempo e contam, durante o trajeto, com um suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação. Os resultados são baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberão como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY. A organização do evento é da Global Sports Eventos Esportivos. Inscrições e mais informações no site www.bento.gfny.com.

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 16 de outubro

Inscrições e mais informações: no site www.bento.gfny.com