Egan Bernal deve reiniciar os treinos na Europa esta semana

Egan Bernal deve ir para a Europa esta semana para continuar sua próxima fase de recuperação de seu acidente de treinamento com risco de vida no início desta primavera. Bernal sofreu uma vértebra fraturada, fratura de fêmur direito, fratura de patela direita, trauma torácico, pulmão perfurado e várias costelas fraturadas no acidente de treinamento de 60 km/h, mas vem fazendo uma recuperação promissora.

Em entrevista ao site especializado italiano Bici.pro, o colombiano disse que está indo para a Europa em breve “para reiniciar os treinos e continuar com meu programa de recuperação”.

“Eu estava esperando por este projeto, eu disse a eles [Ineos Grenadiers] que não queria sair sem fazer a apresentação da equipe primeiro”, disse Bernal. “Eles me deram permissão, eles foram pacientes.”

Entende-se que Bernal ficará em Mônaco, onde já morou no passado, após retornar à Europa. Ainda não há data definida para o retorno de Bernal às corridas, mas em um vídeo recente da Ineos Grenadiers sobre o acidente, ele prometeu que voltaria ao pelotão e competiria em algum momento.

“Em um ponto [quando o acidente aconteceu] eu estava andando a 62 quilômetros por hora, no próximo eu estava no chão”, contou Bernal no vídeo. “Tudo o que eu podia sentir era que eu não conseguia respirar.

“Quando o médico chegou, ele teve que endireitar meu fêmur porque estava quebrado e, para parar minha hemorragia, ele teve que lidar com isso ali mesmo na estrada. Doeu mais do que qualquer coisa que eu já senti antes, [mas] talvez tenha salvado minha vida.”

O piloto da Ineos também divulgou uma novidade. O novo projeto de equipe de Bernal foi apresentado em Bogotá no último fim de semana, com oito pilotos na categoria masculina sub-23, oito juniores e oito pré-júniors. Seu irmão Ronald, 17, é um dos pilotos.

“Eu amo a Colômbia, daria minha vida por este país e precisamos de uma mudança, e por que não fazê-la através do esporte?”, comentou Bernal durante a apresentação.

Quanto ao motivo pelo qual Bernal optou por criar a equipe agora, ele disse que, enquanto estava na terapia intensiva, se perguntou sobre seu próprio propósito na vida. “Se estou aqui e não fui morto, talvez seja para ajudar outras crianças e pessoas. Achei que seria uma boa maneira de começar. Dessa forma, podemos ajudar a criar ciclistas e controlar o processo para que, quando chegarem à Europa, tenham uma boa chance de avançar lá”, disse.

Fonte