Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência motora, um grupo de designers da Opendot, um centro italiano de pesquisa e inovações, criou uma linha de itens feitos sob medida que inclui acessório de escrita e uma bicicleta.

A primeira série de produtos da UNICO tem 8 itens. Eles foram desenvolvidos em uma parceria entre designers da Opendot, da TOG (organização italiana sem fins lucrativos que criou um centro para a reabilitação de crianças com doenças neurológicas), além das próprias crianças e suas famílias.

Entre os objetos, há o “glifo”, um acessório para facilitar o desenho e a escrita. Ele é leve, lavável, ajustável e feito sob medida graças à impressão 3D; o “pimpy car” e o “Saddle Up!”, que ajudam a criança a ficar de pé, mover e socializar, e a “bicicleta de Lorenzo”, feita para um menino de 6 anos, com suporte para as costas e guidão ajustável.

Apesar de ter sido criado para Lorenzo, o veículo pode ser rapidamente adaptado às necessidades de diferentes crianças com diferentes deficiências, informou a Opendot em seu site.

Confira:

“Glifo”: acessório para facilitar o desenho e a escrita
A “bicicleta de Lorenzo” foi criada para um menino de 6 anos, mas pode ser adaptada para outras crianças © Reprodução
“Saddle Up!”: ajuda a criança a ficar de pé, mover e socializar © Reprodução

Fonte da matéria