Denominada Desafio dos Gigantes, a competição em formato para televisão reúne 40 atletas brasileiros e será realizado neste sábado e domingo

Os ciclistas brasileiros de mountain bike, enfim, poderão voltar a competir. Depois de cinco meses sem provas, 40 atletas de MTB disputarão neste fim de semana o evento denominado Desafio dos Gigantes. Com a presença de Henrique Avancini, campeão mundial e segundo colocado do ranking, as disputas serão realizadas em dois dias e começam no sábado (15), às 20h. No domingo (16), as provas terão início às 17h. A competição terá transmissão no canal “BandSports” e no canal do Youtube do Pra Quem Pedala (youtube.com/praquempedala).

O Desafio dos Gigantes foi aberto apenas para convidados e estarão presentes 25 homens e 15 mulheres. Serão quase R$ 10 mil de premiação divididos de forma igualitária entre os atletas de ambos os gêneros. O vitorioso será aquele que marcar mais pontos na soma das quatro provas. No sábado, os ciclistas disputarão a UP&DH Eliminator e a MTB Criterium. Já no domingo as provas serão UP Hill Eliminator e Short Track.

Traçado atípico

Além de Henrique Avancini, o evento contará com mais quatro brasileiros entre os 100 melhores do mundo no ciclismo MTB. Entre os homens, estarão Luiz Henrique Cocuzzi (50º), Guilherme Muller (56º) e Sherman Trezza (99º). Já entre as mulheres a protagonista é Raiza Goulão (48ª). O atleta José Gabriel, 102º do mundo, também vai competir e já conheceu pista.

“A pista é muito atípica, diferente do que estamos acostumados e com muito ganho de elevação em um trecho rápido. Tenho certeza que todos irão sofrer na subida e também na descida. Alguns trechos tão técnicos que lembram etapas da Copa Do Mundo”, comentou Gabriel, que estará em ação no Desafio dos Gigantes e esteve na pista nesta quinta-feira (13).

José Gabriel conheceu a pista do Desafio dos Gigantes nesta quinta-feira (Tiago Giordani/Divulgação)

Cuidados com a pandemia

Em função da pandemia de coronavírus, o evento Desafio dos Gigantes está tomando todos os cuidados e elaborando estratégia de segurança em parceria com a vigilância sanitária, Prefeitura, Federação de Ciclismo e organização. O objetivo é ter atenção aos detalhes para que tudo ocorra dentro das normas visando à saúde de todos os envolvidos.

A competição não contará com a presença de público, apenas os ciclistas MTB e staff podem estar na área da prova. Para serem liberados, os envolvidos tiveram que apresentar o teste de coronavírus com resultado negativo. Somente desta forma é que serão autorizados e entrarem no espaço destinado a prova. Os integrantes da organização passaram pelos testes e serão obrigados a utilizarem máscaras durante o evento.

“A bicicleta vive um momento de pleno crescimento no Brasil e no Mundo, e nosso esporte profissional está parado faz 150 dias, criamos estratégias para seguir com segurança e alcançar este novo público que chegou no mundo da bike”, disse Felipe Avelar, idealizador do projeto Desafio dos Gigantes.

Raiza Goulão é a única mulher brasileira entre as 100 melhores do mundo do ranking de MTB (Reprodução)