COP 28

Começa hoje a COP 28; mapeamos algumas iniciativas que usam a bicicleta para ampliar o debate sobre as mudanças climáticas.

A 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-28 começa hoje em Dubai, nos Emirados Árabes. O evento tem como objetivo acelerar a transição energética e pactuar metas e estratégias para redução das emissões de gases de efeito estufa. O clima é de urgência, afinal o mundo está sentindo na pele os efeitos do aquecimento global.

A bicicleta tem um papel fundamental, especialmente nas grandes cidades, na redução da emissão de carbono e estará presente em várias discussões de maneira direta e indireta. No dia 6 de dezembro, a pauta principal das discussões é focada nas questões urbanas.

A Aliança Global de Energias Renováveis, que reúne líderes das indústrias, está organizando uma “bicicletada” no dia 7 e promete colocar membros de governos, empresas e da sociedade civil para pedalar.

A Partnership for Active Travel and Health (PATH) vai entregar uma carta aberta aos membros dos governos pedindo prioridade e investimento na mobilidade ativa para acelerar o progresso nas metas climáticas.

Outra ação prevista é a chegada do nepalês Jamyang Jamtsho Wangchuk, que está pedalando do Nepal a Dubai e quer entregar uma garrafa com água de degelo que coletou pelo caminho.

Veja mais: https://bit.ly/cop28bn