Muitas pessoas aderiram realmente ao uso da bicicleta: fazem todas as suas atividades do dia com a bike. Isso inclui levar e buscar seus pequenos para vários lugares. Isso é ótimo. Pode fazer com que as crianças peguem o gosto pela bicicleta desde cedo, além de ser um bom momento entre pais e filhos. Porém, como em tudo, alguns cuidados são necessários. Dá uma olhada nessas dicas:

© Thule Divulgação
© Thule Divulgação

– É importante que a criança comece a acompanhar os pais na bicicleta deles quando ela já consegue ficar sentada sozinha da maneira certa. Os pais podem notar quando os pequeninos já começam a ter noção de equilíbrio e quando conseguem sentar mais ‘durinhos’, e aí eles já podem passear junto na bicicleta

– Cadeirinhas são essenciais, e é importante saber escolher a correta. Existem dois tipos: as dianteiras e as traseiras. Elas podem comportar crianças de pesos variados (no caso da dianteira, a maioria dos modelos é feita para comportar até 15kg). A cadeirinha dianteira tem a vantagem de proporcionar um passeio mais interessante para a criança, já que ela tem visão livre para a frente e para os lados.

– Também, leve em conta o modelo e formato tanto da cadeirinha quando da sua bicicleta, para que tudo se encaixe suavemente e sem desconfortos (no caso das cadeirinhas dianteiras, leve em conta o espaço livre que você precisa ter para usar seus braços no guidão da bicicleta).

– Caso ainda tiver dúvidas, nada como testar! Coloque a cadeirinha na bicicleta e confira se vai dar certo.

© HTTP://WWW.ICEBIKE.ORG/

– Outra boa dica é a carretinha. Elas podem ser acopladas em qualquer tipo de bicicleta e muitas podem acomodar mais de uma criança. Pode ser um recurso interessante quando o pedal é em família: como a criança vai ficar atrás de quem está levando a carretinha, o ideal é tem alguém atrás para monitorar a criança.

Detalhes assim podem deixar o passeio de bicicleta com o seu filhote muito mais agradável!