Ciclovias salvam vidas durante a pandemia

Um estudo feito na cidade de Arlington, nos EUA, mostrou que os investimentos feitos em ciclovias, em anos anteriores, trouxeram retorno positivo para a comunidade durante a pandemia em 2020.

Com menos carros nas ruas e velocidades mais altas dos automóveis, a pandemia também trouxe mais mortes no trânsito. Trata-se de uma realidade norte-americana, mas também brasileira.

© EnvatoElements

Uma comunidade já muito favorável ao uso da bicicleta em tempos pré-pandemia, Arlington, no estado da Virgínia, foi exceção. Enquanto as mortes de ciclistas nos EUA cresceram 5% entre 2019 e 2020, o município de 240 mil habitantes não registrou nenhuma morte de ciclistas em 2020.

Mais importante ainda, os ferimentos causados por ocorrências no trânsito diminuíram 28% na comparação com a média dos 6 anos anteriores. O menor número de ciclistas feridos foi acompanhado por um aumento médio de 4% no número de viagens em bicicleta.

Para a realização da pesquisa foram utilizados os dados de 16 contadores automáticos de ciclistas instalados em 10 ciclovias segregadas e 6 ciclofaixas espalhadas pela cidade. Os dados foram cruzados com o levantamento das ocorrências de trânsito mapeadas pelo órgão de trânsito local.

Leia mais sobre como uma cidade com ciclovias é capaz de salvar vidas: https://bit.ly/CicloviasSalvamVidasVA

São Paulo teve aumento de mortes no trânsito durante a pandemia: https://bit.ly/TransitoPandemiaSP

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike