“Ocean Surf By Bike”: dirigido por Nicole Mackinlay Hahn, conta a história de Ashley Lloyd Thompson, de Santa Cruz. Uma surfista que viajou para o México com sua família em busca de ondas tranquilas com bicicletas de pneus grossos (Foto: Festival de Cinema de Bicicleta)

Há 20 anos, o  Bicycle Film Festival  (BFF) celebra as bicicletas por meio da arte, do cinema e da música. Originário de Nova York, apareceu em 100 cidades em todo o mundo, de Paris e Tóquio a Istambul e Cidade do México. Nesse ano, será realizado no condado de Santa Cruz, na Califórnia.

Embora a pandemia impeça os organizadores de realizar eventos presenciais, o BFF oferecerá uma versão virtual do festival organizada por duas organizações locais: Community Bike Collective (CBC) e Bike Santa Cruz County (BSCC).

“Em um ano de pandemia global, conflito econômico, um período político contencioso … o boom mundial das bicicletas é uma notícia otimista para comemorar”, declarou o diretor fundador da BFF, Brendt Barbur, em um comunicado à imprensa. “Esperamos oferecer uma pausa positiva de tudo isso para as pessoas.”

O festival acontecerá de 11 a 20 de junho e contará com uma lista com curadoria de curtas-metragens para o público do condado de Santa Cruz. O festival foi criado para ser apreciado por todos, desde ciclistas ávidos até novos pilotos e tudo o mais.

“É uma forma de celebrar todas as coisas que as bicicletas podem fazer e tudo o que elas podem fazer pela comunidade”, disse o presidente da CBC, Kymberly Lacrosse. “Acho que percebemos que durante a pandemia que as bicicletas são uma forma de começar a trabalhar, fazer exercícios…. Eles oferecem liberdade, são bons para o meio ambiente e aproximam as pessoas. Acho que a Covid-19 tornou [essa] mensagem mais comovente”.

Os filmes selecionados para o festival de Santa Cruz incluem tópicos como: Jim Denevan, um artista e chef de Santa Cruz que cria “land art” de bicicleta, uma visão panorâmica da viagem do protesto Black Lives Matter em Nova York, a história de uma jovem e sua bicicleta no Irã e muito mais.

“Espere filmes que sejam inspiradores … que tenham raízes nas artes, sobre expressão pessoal e que representem experiências de bicicletas em todo o mundo”, disse Lacrosse.

O festival funcionará como uma arrecadação de fundos para CBC e BSCC. O CBC é uma organização sem fins lucrativos gerida por voluntários com o objetivo de fornecer acesso a bicicletas de qualidade para os jovens e oferecer-lhes uma experiência segura e saudável por meio do esporte. Já a missão do BSCC é promover o ciclismo seguro por meio de defesa, construção de comunidade e educação.

Juntas, as organizações estão arrecadando fundos para uma doação equivalente da The Outride Campaign , lançada pela Specialized Foundation, que visa conscientizar sobre os benefícios que o ciclismo pode proporcionar aos jovens com TDAH. O financiamento irá diretamente para apoiar a programação dos jovens.