Serão apenas 200 unidades – para milionários

A empresa de tecnologia e mobilidade A.L.I. Technologies acaba de lançar o veículo dos sonhos de qualquer fã de Star Wars e ficção científica: a bicicleta voadora XTurismo Limited Edition. Limitada a 200 unidades, a rover bike já pode ser adquirida pela bagatela de US$ 777 mil, ou R$ 4,2 milhões

A proposta da XTurismo não é ser sustentável, tampouco esportiva, mas visa atrair clientes que amam experimentar novos tipos de veículos. Prova disso é que sua operação será limitada às pistas e locais fechados.

Como funciona a XTurismo?

A XTurismo Limited Edition tem funcionamento complexo, mas bem pensado. Ela é equipada com dois grandes rotores centrais e quatro ventoinhas movidas por eletricidade localizadas em suas bordas externas.

XTurismo tem motor de Kawasaki, mas velocidade limitada a 80 km/h (Imagem: Divulgação/A.L.I. Technologies)

Para movimentar a rover bike, o motor principal que gira os rotores é de uma moto esportiva Kawasaki, que ostenta 228cv de potência. Entretanto, a velocidade máxima não passa dos 80 km/h, já que o foco aqui é a segurança e dirigibilidade em voo.

Para manter-se no ar, a bicicleta voadora conta com um controlador automático de voo, o Renesas RH-850, que trabalha por meio de software para gerenciar os rotores de modo a trazer mais segurança para a jornada e evitar falhas operacionais.

A carroceria da XTurismo é feita em fibra de carbono leve, com peso total de 300kgs, 3,6 metros de comprimento, 2,4m de largura e 1,6m de altura, dando um ar de musculatura e robustez ao veículo.

Bicicleta voadora nas ruas?

Segundo a A.L.I. Technologies, a XTurismo Limited Edition só poderá ser usada em ambientes controlados, mas já há um trabalho em curso para que as autoridades japonesas autorizem o uso de uma versão mais “tranquila” do veículo em ruas e calçadas.

Para reservar uma XTurismo Limited Edition, basta visitar seu site oficial.

Fontes

Robb Report