A Vela é de São Paulo e lançou essa novidade.

O empresário Victor Hugo Cruz já havia lançado uma e-bike em 2015. Nesse primeiro modelo, o destaque era a bateria removível. Agora, é a inteligência.

“Fora do Brasil elas têm sido chamadas de smartbikes, que são bicicletas conectadas na internet, com aplicativo. Elas passam por um processo de constante evolução, aprendizagem e melhorias com o passar do tempo”, explica o empresário.

Com o celular, é possível acionar os faróis, medir a carga da bateria, achar pontos de recarga e travar a bicicleta. Além disso, o aplicativo controla a velocidade da bike.

“Para estar nessa categoria de bicicleta elétrica, a gente precisa ter um limite de velocidade de 25 km/h. Então, o motor e o sistema elétrico não podem auxiliar acima dessa velocidade. Também é necessário que o condutor mantenha sempre o giro dos pedais”, explica o empresário.

A fabricação do modelo é por encomenda no site da marca (velabikes.com.br) e custa R$6.980. São cinco tamanhos de quadro com várias opções de cores, inclusive do pneu.

“Financeiramente vale a pena, em comparação a qualquer outro modal de carona, até transporte público. Em torno de um ano e meio a bike se paga”, afirma Victor Hugo.

Vela 2 Quadro reto
© Vela Bike
Vela 2 Quadro baixo
© Vela Bike