Bicicleta é ausência na COP26 e organizações se mobilizam

Na próxima quarta-feira, 10 de novembro, a conferência do clima terá um dia inteiro para falar sobre transporte, mas a bicicleta não está inserida em nenhum dos painéis. O foco ainda é a transição para automóveis elétricos.

Para a urgência climática, com a necessidade de redução drástica e rápida nas emissões de gases de efeito estufa, a bicicleta é a melhor solução. Para garantir que essa informação tão conhecida seja implementada pelos governantes reunidos na COP26, associações globais em favor da bicicleta lançaram um manifesto conjunto.

No total, são 6 pontos de ação para que os governos ao redor do mundo possam garantir um futuro de baixo carbono com muito mais mobilidade a pé e em bicicleta nas cidades.

Um trecho do documento merece destaque:

“A bicicleta representa uma das maiores esperanças da humanidade por uma mudança em direção a um futuro neutro em carbono. Uma nova pesquisa mostra que as emissões de CO₂ diminuem 14% por viagem adicional de bicicleta e 62% por cada viagem evitada de carro. Mudar do carro para bicicleta economiza 150g de CO₂ por quilômetro. As bicicletas cargueiras elétricas reduzem as emissões de carbono em 90% em comparação com as vans a diesel. Trocar o carro nas cidades pelo caminhar e a bicicleta, mesmo que seja apenas um dia por semana, pode reduzir a pegada de carbono individual em cerca de meia tonelada de CO₂ ao longo de um ano. Integrar a bicicleta ao transporte público pode aumentar criticamente esse potencial.”

A Aliança Bike e outras organizações brasileiras são signatárias do documento.

Leia mais sobre o documento conjunto em favor da bicicleta contra a crise climática: https://bit.ly/BicicletaSolucaoClima

Conheça as organizações signatárias do documento: https://bit.ly/ManifestoCOP26Bicicleta

Entenda a ausência da bicicleta na COP26: https://bit.ly/BicicletaAusenteCOP26

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike