1. Reduz a poluição ambiental

Segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, a poluição ambiental causa 370.000 mortes prematuras na Europa a cada ano, um veneno que também afeta os ciclistas de maneira especialmente significativa. 93% da população espanhola respira um ar que excede os níveis considerados perigosos para a saúde. Deve-se dizer mais uma vez: temos o direito de respirar ar puro e é nosso dever reivindicá-lo.

2. Representa uma economia significativa

A Alemanha gasta 13.381 milhões de euros por ano no tratamento de doenças relacionadas à poluição do ar devido ao tráfego. Em geral, a poluição do ar causada pelo tráfego custa à Europa mais de 72.000 milhões de euros por ano em saúde, dos quais 52.865 milhões são suportados por diferentes governos. Depois de estudar os deslocamentos de 2.000 adultos, um estudo britânico feito no ano passado concluiu que cada um deles gasta, em média, cerca de 30 euros por semana em carro ou transporte público. Uma despesa que, de bicicleta, seria economizada, o que significa uma economia total de cerca de 1.540 euros por ano.

© SCHUTTERSTOCK

3. É uma arma poderosa contra as mudanças climáticas

A luta contra as mudanças climáticas tornou-se, pelo menos em teoria, uma prioridade para os municípios das cidades mais populosas do planeta. Uma batalha em que a bicicleta é um aliado único. Um aumento global de 20% na mobilidade do ciclismo pode reduzir as emissões em quase 11%, de acordo com um estudo realizado em 2015 pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento. Não há nada mais sustentável do que andar de bicicleta.

4. Melhora o tráfego

Engarrafamentos infinitos, muito barulho, fumaça ruim, tensão e estresse … Até agora, as políticas priorizaram a infraestrutura projetada para carros com estradas cada vez maiores, o que demonstrou uma falha genuína em resolver um dos grandes problemas do último século. Já foi demonstrado que mais estradas não equivalem a menos engarrafamentos, mas o contrário. A solução passa pela bicicleta novamente. Porque há algo em que muitos não pensam: um ciclista na rua não está apenas pedalando a favor de sua saúde e de uma cidade mais amigável; ele também está contribuindo para que os carros tenham mais espaço para dirigir.

© SCHUTTERSTOCK

5. Espaço público livre

Estima-se que um carro gaste 95% de sua vida parado, ocupando na maioria dos casos um espaço público que poderia muito bem ser usado para qualquer outro tipo de equipamento projetado para todos os cidadãos. 

6. Reduz o número de acidentes e mortes

De acordo com um estudo do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), que analisou o impacto dos sistemas de bicicletas compartilhadas nas principais cidades europeias, a troca de carros por bicicletas compartilhadas poderia impedir 73 mortes por ano.

7. Trabalhadores mais ativos e presentes

Uma sociedade de ciclismo também é uma sociedade mais produtiva. Portanto, todas as empresas que desejam que seus funcionários trabalhem mais e melhor devem se concentrar em promover viagens de bicicleta ao local de trabalho, instalações projetadas para eles ou qualquer tipo de instalação que os ajude a dar o passo. Segundo dados de um consultoria, o uso diário da bicicleta para ir ao trabalho reduz o absenteísmo (expressão utilizada para designar a falta de assiduidade no trabalho e outros deveres e obrigações, seja por ausência ou atraso) em 25%.

© SCHUTTERSTOCK

8. Simplifica a logística

A distribuição de encomendas e mercadorias, cada vez mais ampliada pela popularização do comércio eletrônico, é um setor em que a bicicleta deve desempenhar um papel de liderança. 

© Pixabay / RalfGervink

9. Beneficia o comércio

Uma das grandes vantagens da mobilidade de bicicleta é a capacidade de relatar benefícios significativos a todos os cidadãos, independentemente de se deslocarem ou não de bicicleta. É o caso dos comerciantes, que devem receber de braços abertos qualquer compromisso municipal em favor do ciclismo urbano. Porque, como mostram os dados, os ciclistas fazem mais paradas não planejadas, gastam mais dinheiro e frequentam o comércio mais vezes.

10. Torna os cidadãos mais felizes

No final, todos queremos isso. Gaste um pouco de tempo por dia, seja dez minutos ou uma hora, para sentir o ar em seu rosto enquanto pedala. A sensação de bem-estar é especial, como poucas. Os benefícios do uso da bicicleta para nossa saúde mental foram quantificados por inúmeros estudos. Uma cidade feliz deve ter, portanto, a bicicleta como prioridade.

© SCHUTTERSTOCK

Fonte da matéria