O anúncio das bicicletas VanMoof apresenta imagens poderosas e que pedem mudança, mas acaba de ser banido da televisão em França, por receios de que possa incentivar a um “clima de medo”

Ovídeo de 45 segundos mostra um carro futurista a derreter, enquanto se ouve em fundo e vemos imagens de trânsito, motins, carros de polícia e protestos a acontecer. A empresa holandesa VanMoof encomendou o anúncio e queria mostrá-lo na França, mas recebeu agora a decisão da entidade reguladora do setor da publicidade daquele país de que o vídeo não poderá passar na TV, por poder estar a “incentivar um clima de medo”.

A mensagem do anúncio é de que no mundo atual, no meio de protestos e crises climáticas, os carros não são uma solução e que a população devia optar por bicicletas, como as da VanMoof. O fundador da empresa, Taco Carlier, sublinha que “sempre soubemos que este anúncio não tem nada a ver com a publicidade tradicional de bicicletas. É um ímpeto para a ação, uma oportunidade para deixar o passado para trás e fazer progressos reais que vão beneficiar todos (…) Questionar o status quo vai sempre levar a um confronto, mas queremos fazê-lo logo desde início”, cita a publicação The Next Web.

A empresa holandesa considera que a decisão do regulador francês é hipócrita, uma vez que tinha assumido recentemente o compromisso de dar mais ênfase a produtos sustentáveis e banir um anúncio de bicicletas não corresponde a essa promessa. Leia o comunicado completo da.

Apesar de ter sido banido da televisão francesa, o anúncio, que pode ver abaixo, está disponível no YouTube.

Fonte da matéria