Luigi Godoy, 28 anos, e Helena Ruffato, 25, se conhecem há três anos. Os dois já eram amigos quando Godoy chamou a amiga para ser sócia da UseBike. O aplicativo sugere rotas para ciclistas e mostra pontos como oficinas, duchas, paraciclos e estabelecimentos comerciais que prestam apoio a eles. O serviço é colaborativo – ou seja, os próprios participantes o abastecem com informações – e tem usuários em todo o planeta. 

Em 2015, Godoy tinha acabado de sair do seu emprego. O empreendedor trabalhava em uma agência de publicidade quando percebeu que não estava feliz. Querendo ser seu próprio chefe, mas sem nenhuma ideia na cabeça no momento, ele foi para a Argentina com o amigo Thiago Turbian.

Lá, os dois tiveram o primeiro “estalo”: vendo os ciclistas argentinos, eles lembraram das ciclovias, recém-inauguradas em São Paulo. “Não havia nada para esse público naquela época, então nós fomos atrás de soluções para eles”, afirma Godoy.

Desde maio, o app é patrocinado pelo Bradesco Seguros © Divulgação

Voltando à capital paulista, os amigos fizeram diversas pesquisas no mercado e com seu público-alvo. O objetivo era moldar o aplicativo conforme a necessidade dos usuários. Enquanto desenvolviam o aplicativo, Godoy conheceu Helena, que tinha outros projetos próprios e foi convidada para participar do UseBike.

Além disso, eles também conheceram Rafael Canovas e Guilherme Rovai, que criavam outro aplicativo voltado aos amantes das “magrelas”.

Em 2016, os cinco uniram forças: nascia o UseBike. Hoje, no entanto, apenas Godoy e Helena continuam à frente do negócio. Os outros três ainda são sócios, mas não ocupam cargos de gestão na startup.

Mapeamento das cidades

Para que o aplicativo se tornasse possível, os sócios tiveram que mapear várias das rotas manualmente e então usar mapas colaborativos – ou seja, criados por ciclistas que mostram onde existem ciclovias. Já a maior parte dos pontos “bike friendly” disponíveis no app foram colocados por usuários. Hoje, os próprios donos dos estabelecimentos podem colocar o local no mapa.

Os usuários, por sua vez, podem dar estrelas e fazer comentários sobre os locais exibidos no serviço, de forma parecida ao que ocorre em serviços como o Foursquare e TripAdvisor. 

Hoje, a UseBike conta com mais de 25 mil desses pontos cadastrados no aplicativo.

Esse lado colaborativo do aplicativo levou o UseBike a exibir informações de rotas e locais em todo o planeta. “A maioria do nosso público está em São Paulo, mas temos 5% dos usuários espalhados pela Europa e Estados Unidos”, afirma o empreendedor.

O UseBike já teve mais de 50 mil downloads © Divulgação

Parcerias

Atualmente, o UseBike é grátis para os usuários. Por isso, Godoy e Helena precisaram ir atrás de investimentos e parceiros para manter o app. Desde maio do ano passado, o aplicativo é patrocinado pela Bradesco Seguros.

A seguradora possui ciclovias espalhadas pela cidade de São Paulo e decidiu investir também no aplicativo como forma de aumentar o alcance. Os sócios preferem não abrir o valor investido na associação das marcas, mas afirmam que o UseBike teve 50 mil downloads desde sua criação, em 2016.

Fonte da matéria