Nunca tivemos acesso à tanto alimento de má qualidade como temos hoje em dia. Infelizmente, por causa da correria da vida e por uma questão de praticidade, é bem fácil recorrer à uma comidinha enlatada e processada, que geralmente está cheia de química e conservantes. Quando isso vira um hábito, não é saudável pra ninguém.

Quem faz exercícios regulares também precisa cuidar muito da alimentação. Que tal aprender a incluir alimentos poderosos e naturais na sua dieta? Talvez você até pode substituir alguns suplementos por eles.

Confira aqui alguns alimentos naturais e muito, muito nutritivos:

Quinoa: contém os nove aminoácidos essenciais para o organismo construir massa muscular e se recuperar de um treino. A ONU já a classificou como um dos alimentos mais completos que existem. É rica em fibras, magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo e vitamina E. A quinoa também tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, anticancerígenas e antidepressivas.

Banana: Ela não podia ficar de fora. Muito versátil, é rica em vitaminas e minerais. E seus nutrientes são basicamente os mesmos, independente da variedade. Uma banana possui cerca de 422 mg de potássio, quantidade necessária que o organismo precisa para regular fluidos e prevenir cãibras e espasmos. É uma boa opção para substituir barrinhas ou géis.

Folhas: verduras de folhas escuras e crucíferas (como brócolis e couve-flor) têm grande concentração de antioxidantes, fibras e outros nutrientes importantes.

Feijão: grãos não possuem gordura saturada e são boas fontes de fibras, proteínas e minerais (potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio).

Massas: com consumo equilibrado, os carboidratos são essenciais para a dieta de quem pratica exercícios regulares. Uma dica é, na noite anterior de uma competição ou do treino, comer um saboroso prato de macarronada.