Acidentes, como o nome já diz, podem te pegar de surpresa. Mas muitos deles podem ser evitados com alguns cuidados antecipados. Veja abaixo quatro acidentes de bicicleta que são bem comuns nas estradas, e o que fazer para não acontecer com você.

1. Colisão com veículos ou pedestres

Na maioria das vezes, são causados por desatenção e imprudência. Por isso, preste muita atenção na estrada, e cuide com os movimentos bruscos.

2. Não olhar para a frente

Pedalar de cabeça baixa é totalmente perigoso. Frequentemente, dado os esforços intensos ou até a utilização de uma bicicleta incorreta para a situação, os ciclistas tendem a fixar o olhar para o chão ou para o pneu dianteiro da bicicleta, o que impede a visualização da estrada e também de obstáculos.

A dica é permanecer alerta, mesmo que você conheça o trajeto e esteja familiarizado com a estrada. E mantenha o equilíbrio durante os treinos, evitando a fadiga e o cansaço extremo.

3. Toque de rodas

É quando a roda dianteira da bicicleta de trás fica emparelhada com a roda da bicicleta que está à frente. Dessa forma, qualquer movimento das rodas encostadas garante tombos a ambos os ciclistas.

Para isso não acontecer, não cole no ciclista da frente, principalmente em trechos de redução de velocidade e em curvas complicadas. Caso o toque entre as bicicletas seja inevitável, dê um tempinho no pedal e estabilize a bicicleta a partir do quadril, nunca mudando a direção.

4. Acidente nas curvas

É comum ficarmos sabendo de ciclistas que perderam o controle da bike enquanto corriam nas curvas. Além do quesito velocidade, que aumenta as chances de acidentes, quedas e colisões, há outros pontos que podem prejudicar a experiência do ciclista, como obstáculos na pista, estrada ondulada e piso molhado.

Redobre a atenção e mantenha uma velocidade com a qual o domínio da bike esteja garantido.

Fonte da matéria