Pouco a pouco, os pesquisadores aprofundam seus estudos sobre a pandemia e isso muitas vezes implica em desmantelar alguns mitos. Por exemplo, a ideia de que o uso de uma máscara afeta o desempenho esportivo agora pode ter sofrido algumas alterações.

Se você não for rápido, não culpe a máscara

Se você sente que suas pernas não estão respondendo quando pratica esportes leves, como pedalar por lazer, é mais provável que seja uma falha de confinamento e parada do que o uso de uma máscara. Se você se sentir sufocado ou com falta de ar com pouco esforço, não culpe a máscara.

A Unidade de Saúde Esportiva do Hospital Vithas, em Valência, na Espanha, fez suas medições, e nem a saturação de oxigênio no sangue nem a frequência cardíaca sofrem grandes alterações com uma máscara ou sem máscara. As diferenças são tão pequenas que não se pode dizer que a máscara influencia no desempenho de alguma maneira.

Por que usar uma máscara não prejudica seu desempenho

Obviamente, a nuance é importante: usar uma máscara não prejudica seu desempenho se o esforço estiver em baixos níveis de demanda. Além disso, um segundo detalhe é qual máscara você usa: o estudo fala de máscaras médicas padrão, de modo que o uso de máscaras não descartáveis daria valores diferentes.

No estudo, os resultados foram conclusivos: nem a saturação parcial de oxigênio, nem a frequência cardíaca, nem o lactato sanguíneo experimentaram valores significativos em um esforço. Mas é que nem mesmo o esforço percebido do atleta produziu valores significativos.

Nos esforços de baixa intensidade ou de curta duração (entre 2 e 4 minutos), na comparação do mesmo esforço com e sem máscara, os valores são muito semelhantes.

De fato, essa variação foi coletada entre 0 e 2%. “Não podemos dizer que isso afeta a saúde ou o desempenho”, afirmam os pesquisadores, embora entendam que não é confortável, e que estudos semelhantes não foram realizados em esforços mais completos e prolongados ou em treinamento fracionado ou em série.

Porém, que fique bem claro: Isso se aplica se o esforço estiver em baixos níveis de demanda

Texto: Germán M. Porcel
Brujulabike

Fonte da matéria