Cidade holandesa recebe a maior ponte para ciclistas impressa em 3D do mundo

A ponte fica em Nijmegen, no distrito de Zwanenveld, é a maior delas agora. Ela tem 29,5 metros e foi toda impressa em 3D.

A ideia surgiu há alguns anos no estúdio de Michiel van der Kley.

Segundo o portal innovationorigins.com, a ponte em Nijmegen provavelmente não manterá seu novo recorde por muito tempo. Existem várias pontes impressas em 3D na Europa, e os desenvolvimentos estão indo rápido. Além disso, as vantagens das estruturas impressas em 3D são muitas para serem ignoradas. Van der Kley diz o seguinte sobre isso: “Acreditamos que esta forma de fabricação garantirá que empreiteiros, engenheiros estruturais e projetistas terão uma função diferente. Os designs se tornarão designs ‘vivos’, que se adaptam às circunstâncias. Os engenheiros estruturais estarão envolvidos muito mais durante os estágios preliminares, e os empreiteiros podem acabar trabalhando com menos pessoas e com outras pessoas”.

© Michiel van der Kleij

Van der Kley também contou para o site sobre as vantagens de construções impressas em 3D.  “O termo mágico é construção mais inteligente com design paramétrico. Este é um processo no qual modelos ou desenhos são gerados automaticamente com base em parâmetros, como dimensões, espessura do material ou geometria. Ou seja, um design mais rápido e sustentável. Nesse caso, é o robô de impressão que pode variar infinitamente de acordo com uma variedade de parâmetros. Por exemplo, você pode dar a todas as colunas de uma ponte ou viaduto uma forma diferente. Além disso, menos concreto é necessário para o mesmo resultado. A impressora só despeja concreto onde é necessário para a resistência estrutural da ponte. Conseguimos economias de 30% a 40% dessa forma. Na verdade, quando se trata das pontes para bicicletas que imprimiremos para o norte da Holanda, estamos até estimando uma economia de material de 50% a 60%. Além disso, nenhuma cofragem é mais necessária, portanto, não há desperdício”, diz ele.

Fonte