A indústria automobilística é uma ameaça para fabricantes de bicicletas?

Um modelo de bicicleta elétrica da Harley Davidson esgotou em minutos logo após o lançamento. O sucesso da fabricante de motocicletas ajuda a gerar dúvidas no mercado de bicicletas. Algumas fontes já suspeitam que as fabricantes de automóveis e motocicletas, caso optem por entrar de verdade no mercado de e-bikes, têm potencial até mesmo de desbancar marcas tradicionais de bicicletas. Será?

A Harley, que nasceu a partir da adição de motores à combustão em bicicletas lá no começo do século XX, acaba sendo mais do que uma marca de motorizados que se aventura no mundo das e-bikes.

Bicicletas convencionais feitas em parceria com fabricantes de automóveis e motocicletas estão longe de ser uma novidade. Mas com as elétricas o movimento é diferente. Os modelos da Harley Davidson e da BMW vão além de uma iniciativa de marketing.

As novas bicicletas elétricas e ciclomotores da BMW ajudam a comprovar: o investimento das tradicionais montadoras de carros e motocicletas nas bicicletas pode ser também uma tentativa de se manterem relevantes dentro das cidades, onde elas estão perdendo espaço e importância.

No dia 22 de setembro o hemisfério sul celebra a chegada da primavera e cidades ao redor do mundo promovem o Dia Mundial Sem Carro. As comemorações começaram na França nos anos 1990 e se espalharam para muito além nas décadas seguintes.

Na prática, a tendência atual são centros urbanos sem carro, todos os dias. Paris é o exemplo mais recente, com limite de 30 km/h na região central e circulação cada vez mais restrita para veículos motorizados.

As montadoras de automóveis estão cada vez mais de olho no mercado de bicicletas, certamente um indicador de que o futuro das cidades e do planeta vai ter muitas pedaladas.

O sucesso da bicicleta elétrica da Harley Davidson: https://bit.ly/EbikeHarley

BMW e sua nova linha de bicicletas elétricas e ciclomotores: https://bit.ly/BMWebike

Vídeo aborda o risco de que as montadoras de carros tomem conta do mercado de e-bikes: https://bit.ly/Ebikes-carros

Exemplos de bicicletas feitas para montadoras de carros: https://bit.ly/PedalAutomovel

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto: http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike