A bicicleta já é o veículo elétrico mais vendido dos EUA

É claro que, desde o fim dos lockdowns de 2020, vivemos um momento de ouro na venda de bicicletas. Tanto das convencionais quanto das e-bikes. E novos dados publicados nos últimos dias ilustram até que ponto isso é verdade. Nos Estados Unidos, um dos países mais obcecados por carros do mundo, a bicicleta já é o veículo elétrico mais vendido. Sim, mais do que o carro. Ou, pelo menos, é o que os números de importação para o ano de 2021 parecem sugerir.

© Divulgação

De acordo com a mídia econômica Bloomberg, não há estatísticas confiáveis ​​sobre a venda de e-bikes no mercado norte-americano. Portanto, para estabelecer comparações, devemos pegar os mais próximos, que são os importados. E, segundo a Associação de Veículos Elétricos Leves, em 2021 chegaram aos portos do país nada menos que 790 mil bicicletas elétricas. 

A isso, é claro, devem ser adicionados as que são fabricadas no local e vendidas no mercado interno. Não são muitas, porque a produção está concentrada na Ásia, mas talvez sejam suficientes para elevar o total acima de 800.000 unidades.

Nesse mesmo período, os americanos compraram 652 mil carros elétricos (incluindo híbridos plug-in), segundo dados da BlombergNEF, empresa de pesquisas do grupo. O fato é que ambos os meios de transporte limpos estão passando por um boom no momento, mas a bicicleta é maior.

Em 2019, 320.000 EVs foram vendidos no país norte-americano, para apenas 270.000 bicicletas importadas movidas a bateria. Mas desde então, o mercado de bicicletas elétricas quase triplicou, enquanto o mercado de carros dobrou. Na realidade, a mudança de ciclo já ocorreu em 2020, embora tenha sido um ano difícil de contextualizar devido a tudo o que aconteceu. 

Europa tem mais e-bikes ainda

No Velho Continente, os números são ainda melhores. O último ano para o qual os números estão disponíveis é 2020 e, de acordo com a Confederação da Indústria Europeia de Bicicletas, 4,5 milhões de e-bikes foram compradas na UE e no Reino Unido. De fato, elas representaram 20% do total de vendas, que foram 22 milhões de unidades, enquanto nos Estados Unidos ainda não chegam a 10% dos 15 milhões de modelos que costumam ser vendidos por ano.

No mesmo ano, as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in na UE, Reino Unido, Noruega e Islândia totalizaram 1,32 milhão de unidades, segundo a Agência Europeia do Meio Ambiente, e representaram 11% dos novos registros.

Fonte