Veja como é o treinamento do atleta mais antigo da Europa

Chegar nos 89 anos já é por si só algo extraordinário. E quem consegue chegar nessa idade praticando exercícios pode sentir muito orgulho. Esse é o caso do espanhol Rubén Nicieza Rodríguez, que se tornou o atleta mais antigo do Campeonato Europeu de Duatlon em Ponta Umbría, uma prova em que ele conquistou o ouro na faixa etária de 85 a 89 anos.

Nicieza completou os primeiros cinco quilômetros da corrida a pé em 51:25; os 20,4 km de ciclismo em 1:04:08; e a final de 2,8 km em 37:17.

Nicieza começou a pedalar com 14 anos, ou seja, tem 74 anos de pedal. O duatleta explica que treina todos os dias para se preparar. “Quando me preparo para uma competição, treino todos os dias. Pedalo 10 minutos em uma bicicleta ergométrica e corro 15 minutos, fazendo 4 repetições. Também faço 15 minutos de flexões e abdominais. Na minha idade, tenho que treinar duro. Não posso me dar ao luxo de perder uma sessão”, diz o atleta.

Uma das recomendações feitas por Rúben é cuidar da alimentação. “Cuido muito bem do que como, tudo tem que ser natural”, diz.

Agora, Rubén espera poder igualar o francês Robert Marchand, que pedalou aos 108 anos. “Talvez eu não o faça vivo, mas você precisa tentar”, conclui.

Fonte da matéria