A prática de atividades físicas é importante em todas as fases da vida. Inclusive, quando os pais incentivam seus filhos desde cedo, é melhor ainda, já que os pequenos crescem longe do sedentarismo e iniciam a ter amor pelo esporte.

Se praticar exercícios é bom, na companhia de quem amamos é melhor ainda! Hoje reunimos oito sugestões de atividade física em família que, além de ajudar a manter todos saudáveis e entreter a criançada, são uma excelente maneira de fortalecer os laços afetivos e passar bons momentos. Confira!

1. Andar de bicicleta

Pedalar é uma atividade muito prazerosa e traz inúmeros benefícios à saúde. Como exige equilíbrio, é indicado para crianças com mais de seis anos.

O mais interessante é que você pode unir a família e andar de bicicleta no parque, apreciando a paisagem, em ciclovias, no condomínio ou em ruas menos movimentadas. Por se tratar de uma atividade aeróbica, age no condicionamento físico das crianças e dos adultos. Além disso, melhora o equilíbrio, a postura e a flexibilidade.

Lembre-se de usar sempre os equipamentos de segurança adequados, pois só assim será possível desfrutar o exercício do início ao fim. Para completar o cuidado, ande com uma garrafinha de água para manter as crianças hidratadas.

2. Fazer aulas de natação

Entre as atividades preferidas das crianças, destacamos a natação. Além de ser benéfica para o tônus muscular, é excelente para interagir com os filhos, estabelecendo uma relação de segurança e confiança.

Nadar desenvolve a coordenação motora, fortalece o sistema cardiovascular e a capacidade respiratória. A atividade pode ser feita, geralmente, por bebês a partir dos três meses de vida, mas aconselhamos consultar o pediatra para indicar o momento mais adequado.

Quanto mais cedo é iniciada essa atividade física em família, mais rápido a criança perde o medo da água, aprende a nadar e aumenta a segurança que sente em relação aos seus pais, quando estes estão presentes na piscina.

3. Praticar aulas de dança

Se está à procura de uma atividade física em família que seja saudável e, ao mesmo tempo, divertida e animada, não deixe de considerar a dança, indicada para pessoas de todas as idades, pois agrada a qualquer faixa etária e gosto musical.

A dança é um dos exercícios mais democráticos e adaptáveis, afinal, pode ser ajustada de acordo com as limitações de qualquer pessoa, contando também com infinitas coreografias.

Reserve, pelo menos, uma hora por semana para dançar com seus familiares. Vocês podem aprender numa academia especializada ou até mesmo fazer em casa. Todos vão amar mexer o esqueleto, exercitar o corpo e ainda se divertir muito!

4. Fazer trilhas

Aproveitar as viagens em família para fazer exercícios é uma ótima pedida. Que tal estabelecer um contato mais próximo com a natureza percorrendo trilhas? A ocasião também é propícia para que os pais compartilhem com os filhos conhecimentos ambientais, como o respeito à natureza, e curiosidades sobre o local.

Para isso, é só escolher o percurso que seja adequado ao condicionamento físico da criança, aproveitar ao máximo o passeio e encerrar com um delicioso piquenique saudável.

5. Caminhar ao ar livre

Para as famílias que estão começando agora a praticar atividades físicas regularmente, nada melhor do que iniciar com as caminhadas ao ar livre.

O exercício físico é simples de ser praticado, ajuda a evitar a obesidade e ainda aumenta a resistência cardiovascular. Vocês podem, inicialmente, fazer percursos curtos e aumentar a distância gradativamente, até que todos se acostumem.

Enquanto caminha, aproveite o momento para conversar um assunto que todos possam participar, gerando maior integração entre a família.

Escolha um local que tenha uma paisagem bem bonita e não se esqueça de usar as roupas adequadas, evitando desconfortos durante a prática.

6. Jogar futebol

O esporte mais adorado pelos brasileiros é também uma atividade física que pode ser praticada em família. Essa é uma forma de distrair os filhos e até mesmo tirá-los um pouco do computador e da televisão, proporcionando a todos um momento de diversão.

Se você tem um quintal espaçoso, será fácil transformá-lo em um campo de futebol. Caso contrário, é só usar outro espaço ao ar livre para isso. Aproveite o momento para comemorar as vitórias com as crianças, estimular o pensamento em equipe e, claro, exercitar o corpo!

7. Praticar yoga

A yoga trabalha a autoestima e aumenta a sensação de bem-estar, pois atua tanto na condição física quanto na psicológica de cada pessoa. Por esse motivo, é excelente para ser praticada em família, aumentando a qualidade de vida de todos.

Inicialmente, não é necessário saber todas as posições e também é possível adaptar a atividade de acordo com a idade da criança. O mais importante é tirar adultos e crianças do sofá para relaxar a mente e exercitar o corpo com a yoga.

8. Jogar tênis

Apesar de existir há muitos anos, o tênis não é tão praticado no Brasil. Poucos sabem que o esporte desenvolve os músculos, diminui a ansiedade e ainda ajuda a prevenir a osteoporose.

Pode ser praticado por crianças maiores de cinco anos, com um caráter mais lúdico. As crianças maiores de onze, por sua vez, aproveitam melhor a modalidade, pois entendem mais o conceito do jogo.

Existem diversos espaços esportivos com quadras de tênis, então reúna a família, desfrute todos os benefícios do tênis e aproveite ao máximo o momento ao lado das pessoas que você ama!

Ao praticar qualquer atividade física em família é fundamental respeitar as limitações de cada pessoa. Sendo assim, avalie não somente a idade, mas também as condições de saúde de todos.

Além disso, não se esqueça de usar equipamentos de segurança nos exercícios que possuem essa exigência, para garantir que todos fiquem seguros e confortáveis.

O mais importante de tudo é aproveitar o momento para reunir a família, conversar e se divertir. Encontre as atividades que todos mais gostam de fazer e invista nelas!

Fonte da matéria