388 mil furtos e 55 mil roubos de bicicletas foram registrados no Brasil em 2021, de acordo com o IBGE

Os dados divulgados no último sábado (7) pelo IBGE são do módulo inédito Furtos e Roubos, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em uma parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com o estudo, somente em 2021 foram registradas 443 mil ocorrências de furtos ou roubos de bicicleta no país.

A PNAD, que também traz os números de roubos e furtos de outros veículos como carros e motos, destacou que o Sudeste foi a região com maior participação percentual no total de furtos em todos os tipos.

No caso das bikes, considerando o último furto ocorrido nos 12 meses anteriores à entrevista, o principal local de ocorrência dos crimes foi o domicílio (66,3%), seguido pelas vias públicas (21,9%). Considerando apenas os roubos de bicicletas (com abordagem), a realidade muda consideravelmente: 70,2% desses crimes ocorreram nas vias públicas.

Comparada aos outros veículos, a busca pela polícia, nos casos envolvendo furto de bicicletas, foi a menor registrada: em apenas 28,5% dos crimes as vítimas procuraram as autoridades policiais. Por conta disso, os números da PNAD Contínua podem superar os registros oficiais, pois a maioria das vítimas de furtos, como apontado na pesquisa, não chegam sequer a registrar o boletim de ocorrência.

Veja mais: https://rebrand.ly/PNAD

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike