O futuro é elétrico… E o futuro está aqui

Chegamos a um divisor de águas. Sessenta e oito por cento da população do mundo viverá em ou perto de áreas urbanas até o ano 2050[i]. A rápida urbanização está pressionando os limites da nossa infraestrutura, aumentando congestionamentos, e forçando uma reavaliação fundamental de como as pessoas escolhem seu meio de locomoção. Cidades de Bogotá à Berlim estão repensando sua malha de estradas de olho em de duas rodas em vez de quatro. A e-bike está substituindo o carro em muitas viagens de curta distância, livres de trânsito, estacionamento e prestações mensais caras. A e-bike combate os perigos iminentes da mudança climática, eliminando as viagens de carro mais intensas em termos de emissão de carbono (viagens curtas), e ajudando a mitigar ameaças à saúde pública, como a poluição do ar e as taxas alarmantes de inatividade física. Com base em estudos recentes, ciclistas de e-bikes se exercitam mais, em média, do que ciclistas convencionais, graças ao fato de que os e-ciclistas estão pedalando com mais frequência e por distâncias mais longas. Nunca houve uma época melhor para investir em nossa saúde, nossa comunidade, e no futuro do nosso planeta.

© Specialized

Apresentando Vado Sl – O equilíbrio perfeito

Pedale e vá — sem suar nas subidas, deixando o trânsito para trás, por até 130 quilômetros. E, como é 40% mais leve do que outras e-bikes, é feita para acompanhar você: escada acima, corredor abaixo, no metrô, ao escritório, aonde quer que você vá.

© Specialized

Tão leve que você vai esquecer que é elétrica

SL significa Super Leve. Isso mesmo, é 40% mais leve do que as e-Bikes normais. Não há nenhuma outra e-bike por aí com o mesmo alcance e potência, mas que pesa tão pouco que dá para carregar. Pegamos o mesmo sistema Specialized SL 1.1 desenvolvido por nossos engenheiros para satisfazer as necessidades dos ciclistas de montanha e estrada mais exigentes, com nossas Turbo Creo SL e Turbo Levo SL, mas trazendo uma experiência totalmente nova e amigável à família Vado, de bikes para lazer e transporte diário.

© Specialized

Não há nenhuma outra e-bike por aí com o mesmo alcance e potência, mas que pesa tão pouco que dá para carregar.

© Specialized

Confiabilidade

A primeira prioridade é chegar ao seu destino. Testada em múltiplos continentes, sob todas as condições climáticas, a Vado SL foi projetada para que você nunca pare de se mover. A Vado SL proporciona a combinação perfeita de peso, potência, alcance e qualidade de direção, lhe dando a confiança de pedalar com mais frequência e ir a locais onde você nunca imaginou que pudesse ir.

© Specialized

Extensor de alcance (Range Extender) portátil

A Vado SL proporciona a segurança de uma bateria 320Wh interna integrada para até 130 quilômetros de alcance e a flexibilidade de um extensor de alcance Range Extender opcional, para até 65 quilômetros de autonomia adicional. O Range Extender é ainda totalmente removível e compacto, facilitando a recarga, não importa onde você esteja.

© Specialized

Performance

Projetado na Califórnia e com engenharia suíça, o nosso sistema Specialized SL 1.1 representa o melhor em termos de performance super leve em e-bikes. Super leve e silencioso, o sistema Specialized SL 1.1 multiplica seus esforços por dois, entregando potência de forma suave e progressiva. Sem curvas de potência forçadas, solavancos ou saltos do motor. Entrega até 240 watts de potência totalmente sincronizados com a sua cadência, de 0 a 25 km por hora. Se por acaso você ultrapassar a assistência do motor, não há nenhum corte brusco ou arrasto; você continuará pedalando tranquilamente por quilômetros a fio.

© Specialized

Confiança

Conforto inspira confiança. A Vado SL foi feita para trazer conforto sem comprometer a capacidade. Pneus de alto volume absorvem as imperfeições, sendo fáceis de controlar tanto no asfalto quanto na terra, proporcionando estabilidade em todas as velocidades. Tecnologia de amortecimento Future Shock em modelos 5.0 traz suspensão ultra leve a seu pedal, reduzindo o impacto de imperfeições na estrada e superfícies acidentadas em quase 40%, comparada com bikes com garfos de suspensão mais pesados e volumosos. Todos os modelos Vado SL saem de fábrica com freios à disco para frenagem maximizada, transmissão 1x simples e fácil de dominar, faróis dianteiros e traseiros integrados para ver e ser visto, adesivos refletivos de alta visibilidade, e selins e manoplas ergonomicamente projetados.

© Specialized

Mission Control

Conecte sua e-bike ao seu smartphone. Isso muda tudo: Controle sua potência automaticamente para chegar ao destino com carga de sobra; receba diagnósticos remotos, lhe informando se precisa de manutenção; grave e compartilhe informações sobre o pedal; e dê um nome customizado à sua e-bike.

© Specialized

Feita para ciclistas, por ciclistas.

Desde 1974, nosso objetivo tem sido um só: Inovar e inspirar para melhorar a vida dos Ciclistas. Dedicamos os últimos 45 anos para impulsionar a mais potente máquina movida por força humana do mundo rumo ao futuro. Construímos um Win Tunnel especificamente para ciclismo, para pesquisar aerodinâmica. Construímos laboratórios de ponta por todo o globo para facilitar a prototipagem rápida de formas e materiais mais fortes e mais velozes.

Desenvolvemos sistemas de captura de dados para avaliar e melhor a cinemática de suspensão e a qualidade do pedal, e nos divertimos bastante com nossos amigos enquanto o fazíamos.
Em 2010, começamos a trabalhar em nossa revolução elétrica. Combinamos a nossa obsessão de servir aos Ciclistas mais exigentes do mundo com um monte de conhecimento técnico da Suíça (o coração da revolução e-Bike), para criar a Turbo S, a primeira e-bike que realmente não deixa nada a desejar. Sete anos e cinco famílias de bikes depois, estamos continuando nossa busca implacável pela e-Bike perfeita — uma bike que é você, só que mais rápido.

© Specialized

FAQ

  • Quando posso publicar stories ou fotos da turbo Vado SL?

A Turbo Vado Sl Será Lançada Mundialmente No Dia 12 De Maio, Às 13h (Horário De Brasília). A Partir Deste Dia E Horário A Divulgação Está Liberada.

  • Quando Os Ciclistas Poderão Conseguir Uma Turbo Vado Sl?

A Turbo Vado Sl Estará Disponível Mundialmente No Dia 12 De Maio, Às 13h Em Lojas Parceiras Specialized Por Todo O País.

  • Quanto Pesa O Motor?

Com Apenas 1.95 Quilos, O Motor Sl 1.1, Essencialmente, Tem Metade Do Peso De Outros Motores Baseados Em Pedivelas.

  • Qual A Potência Do Motor?

Nosso Motor Sl 1.1 Aumenta A Potência Do Ciclista Até 240 Watts E 35nm, Tanto De Potência De Pico, Como Potência Sustentada. Ajustamos O Nosso Motor Para Liberar Uma Assistência Constante E Forte, Numa Extensão Ampla De Cadências, Proporcionando Um Pedalar Bem Natural.

  • Quantos Modos De Assistência Há, E Quanta Assistência Cada Um Fornece?

Há Cinco Modos De Assistência: Off, Eco, Sport, E Turbo, Assim Como Smart Control. O Modo Eco Incrementa Seus Esforços Em Até 30%; O Modo Trail Até 60%; E O Modo Turbo Utiliza Até 100% Da Potência Do Motor—Ou Seja, 240 Watts. Cada Um Dos Três Modos Pode Ser Ajustado Quase Infinitamente Para Personalizar Seus Níveis De Potência, Através Do App Mission Control. O Modo Sem Assistência (Off) É Como Pedalar Uma Bike Clássica — O Motor Foi Projetado Especificamente Para Não Acrescentar Nenhum Arrasto Quando A Bike Está Em Modo Off.

  • Todos Os Modelos Têm O Mesmo Alcance?

Qual É Esse Alcance? Sim. Todos Os Modelos Usam O Mesmo Motor Specialized Sl 1.1, Com Bateria Interna De 320wh. O Alcance Depende Do Uso, Mas Você Pode Esperar Uma Autonomia De Até 130 Quilômetros Usando O Modo Eco. Usando Um Range Extender, Você Ganha Mais 65 Quilômetros De Autonomia.

  • Uma Bateria Extra Range Extender Está Inclusa Em Todas As Bikes Vado Sl?

Não, Range Extender Estará À Venda Como Produto Opcional Pós-Venda.

  • Como O Range Extender É Acoplado À Turbo Vado Sl?

O Range Extender Cabe Num Suporte De Caramanhola Normal, Recomendamos Usar O Specialized Z-Cage, Junto Com A Correia Inclusa, Para Segurança Máxima—Especialmente Em Terrenos Mais Acidentados.

  • O Que Afeta O Alcance, E Como Consigo Maximizar A Distância Do Pedal?

Há Muitas Variáveis Que Influenciam O Alcance. A Cadência, Peso, Condição Física, E Postura Do Ciclista Na Bike, Assim Como A Construção Da Bike, Peso Da Bike, Escolha De Pneus, E Pressão Dos Pneus, Influenciam O Alcance. Várias Influências Do Meio Ambiente, Como As Condições Da Estrada, Altimetria, E Condições Climáticas Também Afetam O Alcance. Quanto Menos Assistência Do Motor Você Precisar, Mais Tempo A Bateria Durará. Usar O Modo Eco Normalmente Otimiza A Vida Da Bateria. Nossa Calculadora De Alcance, A Turbo Range Calculator, Ajuda Os Ciclistas A Preverem O Alcance Que Podem Esperar, A Partir De Algumas Métricas-Chave.

  • Por Que A Turbo Vado Sl É Tão Mais Leve Que Qualquer Outra E-Bike Com Base No Movimento Central?

A Turbo Vado Sl Economiza Peso Devido Ao Quadro De Alumínio Smartweld, Combinado Com Um Motor Sl 1.1 Levíssimo, Com Uma Carcaça De Magnésio, E Uma Bateria Integrada Ao Quadro.

  • Qual É O Espaço Para Pneus Na Turbo Vado Sl?

A Turbo Vado Sl Tem Espaço Para Pneus De 42mm, Com Aros 700c. Com Paralamas, Ainda Há Espaço Para Pneus De 38mm.

  • Posso Usar Rodas 650b Com A Turbo Vado Sl?

Sim. A Turbo Vado Sl É Compatível Com Rodas 650b E Pneus De Até 47mm. É Bom Lembrar Que A Turbo Vado Sl Usa Espaçamento De Cubo Dianteiro 12x110mm, E 12x148mm Para O Traseiro.

  • O firmware da turbo vado sl pode ser atualizado?

Sim, o firmware da turbo vado sl pode ser facilmente atualizado no seu lojista turbo local, a partir do turbo studio, nossa plataforma de serviços. Uma vez conectada, a bike verifica automaticamente se há atualizações de sistema disponíveis e as instala.

  • Quais ajustes de motor o app mission control oferece?

Com o app mission control, você pode ajustar o nível de assistência quase que infinitamente (tanto para potência de pico, quanto para assistência sustentada) para cada um dos níveis de assistência: eco, sport, e turbo. Nosso app mission control permite que você customize o seu motor turbo vado sl conforme suas necessidades e preferências pessoais. E, obviamente, esses ajustes respeitam os limites de velocidade de cada país. Não permitimos que os ciclistas ajustem o motor para ultrapassar o limite legal de velocidade.

  • Como funciona o smart control?

Ao utilizar a funcionalidade smart control do nosso app mission control, você pode informar a distância, ou o tempo desejado, assim como a carga de bateria que quer ter disponível ao final do pedal. Com isso, o smart control se encarregará de gerenciar o uso da bateria, para que você atinja esses objetivos. Isso é feito através de um algoritmo inteligente que verifica o estado da bike a cada dez segundos. Lembre-se que, ao usar smart control, os modos de assistência não podem ser alterados no tcu no tubo superior da bike. Ao escolher desligar a assistência da bike e pedalar sem qualquer auxílio de motor, o sistema ainda estará ligado e enviando ou compartilhando dados para aplicativos ou dispositivos ant+ habilitados.

  • Como funciona o tcu, no tubo superior da bike?

O tcu (unidade controle turbo) tem dois botões e um display com o nível da bateria. O botão inferior é usado para ligar ou desligar a bike, e o superior é usado para selecionar um dos modos de assistência—ou pedalar sem nenhuma assistência. Aperte o botão rapidamente para passar pelos modos diferentes—um círculo azul de 1/3 é eco, de 2/3 é sport, e um círculo azul completo é turbo. Pressione e segure o botão até que todas as luzes azuis apaguem para pedalar sem qualquer assistência. Nosso controle remoto

De guidão, o handlebar remote, oferece esses controles de forma até mais ergonômica, na ponta dos dedos.

A turbo vado sl vem em quantos tamanhos? A turbo vado sl vem em quatro tamanhos diferentes: sm, md, lg, e xl.

  • Como se recarrega a turbo vado sl?

Toda bike turbo vado sl vem com um carregador specialized 48v, que se conecta a uma porta no canote da bike, logo acima do movimento central. O range extender utiliza o mesmo carregador. Depois de conectar seu carregador, levará cerca de cinco segundo para o tcu acender, indicando que a bateria está carregando. Quando todas as barras azuis estiverem acesas, a bike estará totalmente carregada. Uma luz led verde no carregar significa “modo de espera”, ao passo que uma luz vermelha sem piscar significa “carregando”. Se você estiver dentro do alcance do bluetooth da sua bike, você poderá monitorar o estado da recarga pelo app mission control, e saber quando poderá sair pedalando de novo.

  • Quanto tempo leva para carregar a turbo vado sl?

A bateria interna da turbo vado sl normalmente leva 2 horas e 35 minutos para carregar de 3% a 100%. O range extender carrega de 3% a 100% em aproximadamente 3 horas e 20 minutos. A bateria interna e o range extender carregam simultaneamente, com uso de um cabo “y”, de 3% a 100% em 3 horas e 20 minutos.

  • A bateria interna pode ser removida para ser carregada?

A bateria interna da turbo vado sl é totalmente integrada ao quadro. Foi projetada para ser recarregada no quadro. Para retirar a bateria do quadro, primeiro você terá que remover o motor. É esse tipo de integração que torna a turbo vado sl tão leve. Se quiser levar sua turbo vado sl consigo em um avião, a bateria interna tem que ser removida. Você pode levar a bateria range extender na sua bagagem de mão, e, ao chegar ao seu destino, poderá usar a turbo vado sl com apenas o range extender.

  • O que acontece se o nível da bateria ficar abaixo de 15%?

Quando o nível da bateria fica abaixo de 15%, a turbo vado sl automaticamente reduz a potência do motor a 75%. A 10%, o sistema reduzirá a potência do motor a 50%. A 5%, o sistema reduzirá a 25% da potência. Essa redução de potência é para preservar a saúde da bateria e garantir sua vida útil. Ao usar a bike com potência reduzida, os modos não poderão ser mudados até que a bateria seja recarregada.

  • Quando usamos um range extender, qual bateria é usada primeiro? O range extender ou a bateria interna?

Quando há um range extender acoplado, a configuração padrão é que o range extender e a bateria interna sejam esgotados simultaneamente. Com o mission control, porém, o protocolo pode ser mudado para que o range extender se esgote primeiro.

© Specialized