“Sobre amizade e bicicletas”(PR) é eleito Melhor Filme pelo Júri Oficial na 21a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

O comovente “Sobre amizade e bicicletas”, de Julia Vidal, foi eleito Melhor Filme pelo Júri Oficial na 21a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que terminou neste sábado, dia 22 de outubro. 

O filme conta a história de Thiago, que sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

Julia Vidal e Luiza Lins_Diretora da Mostra. © Divulgação

“Esse é o meu primeiro curta depois da faculdade de cinema e sempre gostei do universo infantil. E por isso comecei a imaginar essa história, de duas crianças com deficiência que se ajudavam para andar de bicicleta. Fico muito feliz com o prêmio, é maravilhoso ter um festival dedicado ao cinema infantil para tratar as crianças com carinho e respeito que merecem”, disse Julia. 

Além deste, outros dois curtas-metragens brasileiros e um internacional foram premiados na Mostra. O anúncio foi feito em sessão que exibiu os curtas no cinema do CIC, Florianópolis, com a presença de diretores de filmes vencedores. Todos os premiados receberam troféu e os três brasileiros também levaram o prêmio em dinheiro de R$1.500,00 cada um. Além dos grandes vencedores, produções de qualidade indiscutível que conquistaram o júri e o público receberam Menções Honrosas. 

“A alegria de compor um júri e premiar um curta como o ‘Sobre bicicletas e amizades’, tão bonito, tão divertido e ainda capaz de reunir qualidade técnica e temas relevantes, é imensa. São obras assim que marcam nossa memória de criança para sempre e que, graças à Mostra, ficam agora acessíveis a tantos meninos e meninas de nosso país”,afirma a gestora cultural e pesquisadora das infâncias, Isabela Silveira, que compôs o júri oficial ao lado da jornalista Adriana Küchler e do roteirista e produtor, Arthur Fiel. 

© Divulgação

Sobre a Mostra

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é uma das principais janelas de exibição de audiovisual para crianças no Brasil e é pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil. Acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense e, em 2020, passou a ser também on-line, transmitindo sua programação para todo o Brasil. 

Em 2022, a 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis exibiu 77 curtas-metragens, entre nacionais e internacionais, e oito longas-metragens brasileiros convidados. Esteve em diversos espaços da cidade e chegou a mais de 100 instituições de ensino municipais. 

O festival é produzido através da Lei de incentivo à Cultura, com o patrocínio das empresas  Engie Energia, Videplast, da Magrinha, Fecoagro,  Teltec, Itaú e Fischer. É uma realização da Lume Produções Culturais e Núcleo de Ação Integrada, Prêmio Catarinense de Cinema 2021, Fundação Catarinense de Cultura, Estado de Santa Catarina, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.

*******

Conheça o acervo da Mostra no YouTube

https://www.youtube.com/mostradecinemainfantil

Siga a Mostra nas redes sociais e acompanhe a programação semanal no cineclube da Mostra

https://www.instagram.com/mostradecinemainfantil/

https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/