Campeã, Lizzie Deignan pedalou solitária por 82 km no primeiro Paris-Roubaix feminino da história

02 de outubro de 2021 foi um dia histórico para as mulheres. Pela primeira vez desde 1896, a Paris-Roubaix, a mais clássica das clássicas, teve uma edição feminina. O pelotão chacoalhou os ossos por mais de 116 km, com 17 trechos de paralelepípedos. A neerlandesa Marianne Vos ficou com o segundo lugar, enquanto a italiana Elisa Longo Borghini completou o pódio.

Lizzie Deignan (Trek-Segafredo) colocou seu nome nos livros de história do ciclismo ao vencer a primeira edição do Paris-Roubaix Femmes. Deignan atacou com 82,5 quilômetros pela frente, pouco antes do primeiro dos paralelepípedos e construiu uma vantagem de até 2min40, enquanto o pelotão gradualmente se desintegrava nas pedras atrás dela.

A britânico cobriu os quilômetros finais sem contratempos e comemorou sua vitória histórica no velódromo molhado. “Estou muito emocionada”, disse Deignan. “Eu só, não sei, estou tão feliz, muito orgulhosa. Não posso acreditar que aconteceu.”

Depois ela continuou: “O ciclismo feminino está nessa virada, e você viu isso hoje, isso faz parte da história. Tenho orgulho de fazer parte de uma equipe que também faz história. Somos muito gratos a todos nos bastidores, a todos os espectadores que estão assistindo, porque cada fã que está assistindo está fazendo história. Está provando que há apetite pelo ciclismo feminino e que as atletas daqui podem fazer uma das corridas mais difíceis do mundo, e estou muito orgulhosa de poder dizer que sou a primeira vencedora de todos os tempos.”

A prova aconteceu no sábado, um dia antes da edição masculina. Eram 129 pilotos enfrentando 116,4 quilômetros até ao velódromo de Roubaix, dos quais 29,2 quilômetros em paralelepípedos, distribuídos por 17 setores diferentes. Embora tenha permanecido seco durante a maior parte da corrida, a chuva do dia anterior havia deixado poças para trás, transformando as margens das estradas e os piores setores de pavimento em lama.

© ASO / Fabien Boukla

Paris-Roubaix Femmes Resultados:

1. Elizabeth Deignan (GB) Trek-Segafredo 2:56:07
2. Marianne Vos (Ned) Jumbo-Visma +1:17
3. Elisa Longo Borghini (Ita) Trek-Segafredo +1: 47
4. Lisa Brennauer (Ger) Ceratizit-WNT +1:51
5. Marta Bastianelli (Ita) Alé BTC Ljubljana +2:10
6. Emma Norsgaard (Den) Movistar
7. Franziska Koch (Ger) DSM
8. Audrey Cordon Ragot (Fra) Trek-Segafredo
9. Marta Cavalli (Ita) FDJ Nouvelle-Aquitaine Futuroscope
10. Chantal van den Broek-Blaak (Ned) SD Worx

© ASO / Fabien Boukla
© ASO / Fabien Boukla