O ciclista eritreu se machucou após o pódio e precisou deixar o Giro da Itália, depois de vitória histórica na competição.

Biniam Girmay fez história ontem na décima etapa do Giro da Itália, como o primeiro negro africano a vencer uma etapa de uma grande volta. Só que a celebração logo se transformou em desgosto. O ciclista eritreu se machucou após o pódio, e precisou deixar o Giro.

A cerimônia tradicional do pódio conta com entrega de troféus e abertura de uma garrafa de champanhe. A rolha da garrafa saltou inesperadamente e atingiu o olho de Biniam Girmay.

Ele foi levado para um hospital, onde, felizmente, danos mais graves foram descartados. Porém, na manhã dessa quarta-feira, a Intermarché Wanty confirmou que Biniam Girmay teve de abandonar a competição por causa do ferimento. Os médicos avaliaram que seguir no Giro da Itália poderia aumentar o risco de hemorragia no olho do ciclista.

O ciclista eritreu estava na segunda posição na disputa por pontos do Giro da Itália. Em dez etapas, conseguiu seis Top 5, incluindo a vitória na terça-feira, quando percorreu os 196 km entre Pescara e Jesi em 4h32min07s, superando o favorito, o holandês Mathieu van der Poel.