Ciclovia em zigue-zague chama a atenção em Balneário Camboriú (SC)

Para promover a segurança de ciclistas em uma avenida de Balneário Camboriú, a prefeitura da cidade catarinense construiu uma obra cicloviária diferente. A inspiração é a Lombard Street, uma ladeira íngreme na cidade de São Francisco, nos EUA.

Luis De la Mora @Luisedelamora

As curvas sinuosas na nova ciclovia da Estrada da Rainha, em Balneário Camboriú, foram planejadas para evitar sinistros de trânsito envolvendo ciclistas em alta velocidade. Somente em 2021, duas pessoas em bicicleta morreram atropeladas na via. O projeto foi pensando também para transformar a via em um ponto de turismo de contemplação.

O desenho da nova ciclovia – que teve participação direta da associação local de ciclistas – gerou polêmica e debates, pois obrigaria ciclistas a distâncias maiores e a um caminho de menor eficiência e lógica para a pedalada. Por outro lado, a questão da segurança precisava ser solucionada.

Veja como ficou a ciclovia sinuosa de Balneário Camboriú: https://bit.ly/ziguezagueBC

Vídeo mostra o novo espaço para pedestres e ciclistas: https://bit.ly/VideoCicloviaSinuosa

 Já durante as obras, o zigue-zague chamou a atenção: https://bit.ly/ObrasCicloviaSinuosa

Essa notícia você lê primeiro na Bicicleta News, um resumo exclusivo com as principais notícias do mundo da bicicleta direto no seu celular. Para assinar, basta mandar uma mensagem para a Aliança Bike no +55 (11) 97114-0140

Link para mandar mensagem direto:  http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News

Parceria Revista Bicicleta / Aliança Bike