Calendário da Copa do Mundo de Gravel poderá começar em abril nas Filipinas

Parece que os mistérios que cercam as novas competições de cascalho da UCI estão começando a ser desvendados. Embora ainda não tenhamos mais informações oficiais, acaba de vazar o calendário da Copa do Mundo de Gravel, que antecederá a também nova Copa do Mundo nesta disciplina. Se não houver mudanças de última hora, começará em pouco mais de um mês nas Filipinas, visitando todos os continentes, exceto a África.

Como é a programação da Copa do Mundo UCI Gravel?

Os primeiros a publicar os vazamentos foram os meios de comunicação locais nas Filipinas, onde o primeiro teste será realizado em 3 de abril (Gravel Filippine Bongabon), acrescentando que o principal patrocinador será a marca americana Trek. E, pouco depois, o meio especializado Gran Fondo Daily News vazou a lista completa de eventos que vão compor o novo Mundial da UCI, embora avisando que se trata de um calendário “preliminar”.

No entanto, o responsável pelo projeto, que é o ex-campeão mundial de Cyclocross Erwin Vervecken, através de sua empresa Golazo, havia garantido anteriormente que os últimos detalhes seriam definidos com a UCI em 30 de janeiro, então esse vazamento não deveria estar muito longe da realidade. Inclui dois eventos nos Estados Unidos (o recém-criado Highlands Gravel Classic no Arkansas e o Jingle GX Gravel Race em Iowa) e no Canadá (o Blue Mountains Gravel Fund em Ontário e o Kettle Mettle na Colúmbia Britânica), que são sem dúvida os dois países com mais fãs e história.

Haverá também uma etapa australiana e uma etapa mexicana (Gravel Ensenada, em Baja California), enquanto as outras 7 serão em diferentes países europeus, como França, Itália, Bélgica, Suécia e Espanha.

A proximidade do evento na Espanha com a Volta da Espanha, que termina em Madrid na semana anterior, dia 11 de setembro, poderá animar a presença de alguns profissionais, embora o Campeonato do Mundo de Estrada seja contra eles (será no domingo dia 25/10 em outro canto do planeta: Wollongong, Austrália). Isso quase certamente impedirá que nomes como Peter Sagan, Remco Evenepoel ou Mathieu Van der Poel, que já manifestaram seu interesse nesta Copa do Mundo, cheguem perto da Catalunha.

Um fato curioso, aliás, é que a maioria das corridas do Mundial de Gravel se concentram nos meses de junho, agosto e setembro, e algumas até pisam umas nas outras. É o caso de Gravel Adventure na Polônia e Blue Mountains no Canadá (18 de junho, ou Gravel One Fifty na Holanda e Kettle Mettle, também no Canadá (17 de setembro, um dia antes de Ranxo).

© carbonandgrit.com

Ainda há dúvidas

O que ainda está em dúvida é a data e o local escolhidos para o Campeonato do Mundo que fecha esta temporada de cascalho da UCI. Diz-se que será na Toscana, organizado pelos criadores da Eroica.

Vervecken já havia revelado que havia “um candidato na América e outro na Itália” para a Copa do Mundo de Gravel, então a coisa parece bastante crível, mas falta a confirmação da União Ciclística Internacional. 

Como o ex-ciclista disse em várias entrevistas, o formato da Copa do Mundo será semelhante ao do Gran Fondo: 20-25% dos participantes licenciados UCI com os melhores tempos em cada faixa etária se classificariam para o Mundial. 

Calendário não oficial da Copa do Mundo de Gravel 2022

04/03/2022 Gravel Filippine Bongabon (Filipinas)
06/05/2022 Wish One Gravel Race (França)
18/06/2022 Gravel Adventure (Polônia)
18/06/2022 Blue Mountains Gravel Fondo (Canadá)
25/06/2022 Highlands Gravel Classic (EUA)
07/08/2022 Gravel Ensenada (México)
20/08/2022 Gravel Grit n Grind (Suécia)
28/08/2022 Houffa Gravel (Bélgica)
09/03/2022 La Monsterrato (Itália)
04/ 09/2022 Gravelista (Austrália)
17/09/2022 Kettle Mettle (Canadá)
17/09/2022 Gravel One Fifty (Holanda)
18/09/2022 Ranxo (Espanha)
24/09/2022 Jingle GX Gravel Race (EUA)

Fonte