MAuitas mulheres me pedem dicas ou orientação para manterem-se motivadas a pedalar, a treinar com frequência, principalmente no inverno, estação do ano que afugenta muitas mulheres dos treinos. Esta pausa, em alguns casos se prolonga tornando-se um afastamento por alguns anos e até desistência.

Sempre que alguém me diz: “seu trabalho é inspirador, me motivou a começar a pedalar”, fico feliz, mas ao mesmo tempo bastante curiosa em saber até que ponto é um desejo real, que vem da alma, ou apenas uma demanda gerada pela novidade do momento.

Minha dica para quem quer iniciar a pedalar, a treinar com frequência: em primeiro lugar tente identificar o seu sentimento, se é motivação ou entusiasmo.

Mas afinal qual a diferença entre motivação e entusiasmo?

Analogamente, a motivação é como uma pá do moinho de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. As pás de vento ou velas, para funcionarem precisam de uma força externa, neste caso o vento.

A pessoa motivada sempre precisará de uma força externa que a motive a fazer algo. Se o fator externo deixar de ser intenso, ou deixar de existir, ou não se apresentar como de início, a motivação da pessoa será proporcional à forma como percebe a intensidade deste fator. Mesmo que a força externa não mude, pela falta de ineditismo, ou seja, pela falta de novidade, a motivação da pessoa pode arrefecer e até se extinguir.

Já o entusiasmo, vindo do grego entheos, significa literalmente estar repleto de Deus. Originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus.

Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode, portanto, ser considerado como um estado de espírito otimista. O entusiasmo pode ser comparado a uma nascente de rio ou uma mina d’água que sempre está a jorrar água independente das intempéries.

A pessoa entusiasmada com a prática do ciclismo, independente do clima, se haverá companhia ou se estará só, independente das atividades pessoais de trabalho ou vida social, sempre conseguirá fazer seu treino ou a grande maioria deles, pois o entusiasmo está sempre lá gerando a vontade verdadeira e absoluta.

Qual o segredo para manter-se entusiasmada com os treinos?

  • Ter certeza de que está disposta a enfrentar as dificuldades que a prática exige, algumas delas:
  • Alto investimento nos equipamentos, roupas e acessórios;
  • Investimento em mensalidade de um clube, assessoria esportiva ou personal;
  • Investimento na saúde com médicos e tratamentos específicos como fisioterapia, funcional, entre tantos outros;
  • Investimento na alimentação e suplementação;
  • Acordar cedo e abrir mão de muitas atividades sociais para se dedicar ao esporte;
    Estar ciente dos riscos inerentes a prática;
  • Estabelecer uma meta tangível para conquistar, tal como: uma prova, uma viagem de longa distância, um evento, entre outros;
  • Cuidar da autoestima. Com autoestima em baixa, nada será bom e nem você mesma;
  • Aceitar as próprias limitações, mas que poderão ser minimizadas com a frequência e dedicação aos treinos;
  • Aceitar mudanças e gostar de desafios;
  • Ser determinada e saber aonde quer chegar;
  • Nunca se esquecer da meta estabelecida e que, uma vez conquistada, outra meta deve surgir na sequência.
  • Saber que treinar um esporte é uma rotina que se repetirá dia após dia, e que uma pessoa entusiasmada sempre encontrará algo, dentro de si mesma, que continue a alimentar este sentimento.