Integração.

Esta é a palavra que surge à mente quando lembramos do evento realizado dia 28 de novembro, na sede da Reserva Votorantim Legado das Águas, em Miracatu – SP.

Importante salientar que a realização contou com o mais alto grau de respeito ao que orientam os Protocolos Covid-19.

Em um dia de atividades integradas, os participantes foram convidados a experimentar diferentes modalidades de estímulos, garantidas pela diversidade de opções de lazer ativo e contemplativo deste lugar único no país. E, não podemos esquecer: não se trata de mais um roteiro para visitação em natureza. É uma maneira de conservar a vida natural por meio de experiências ecoturísticas organizadas.

© Therbio Felipe

O Legado das Águas – maior reserva privada de mata atlântica do país – garante experiências que contemplam as especificidades de distintos perfis de visitantes, tornando a visita recomendada a todos e todas, independente do modal de atividades.

A exemplo disso, na oportunidade do II Workshop, foi inaugurada a “Singletrack Tamanduazinho”, uma trilha concebida para a atividade mountain bike, com todos os obstáculos e desafios que os amantes deste estilo de pedalar esperam encontrar.

© Therbio Felipe

Vale ressaltar, porém: não se trata de uma trilha qualquer, aberta no meio do mato sem os critérios de mitigação de impacto ambiental. Estamos falando de um traçado em meio à mata que foi pensado, organizado e desenvolvido para que a integração sociedade-natureza e a relação público/privado aconteçam plenamente.

© Therbio Felipe

Esta realização só foi possível dada a integração, mais uma vez, entre o Legado das Águas e a Fundação Florestal, visto que este singletrack se encontra imerso no Parque Estadual Jurupará. As duas instituições estão fazendo cartilha quando se trata da profícua relação entre entes públicos e privados na defesa da vida no meio ambiente.

© Therbio Felipe

Enquanto, pela parte da manhã de sábado, os participantes do II Workshop estavam a experimentar este pedal inaugural, outros visitantes eram conduzidos pelos guias do Legado às experiências de caminhada por trilhas suspensas ou realizavam atividades como canoagem e birdwatching, apenas para citar.

Além destes, ainda haviam visitantes que estavam hipnotizados contemplando o trabalho hercúleo e pleno de significados que as equipes do Legado das Águas realizam, ao visitar o Viveiro de Plantas, ou ainda, sentindo o banho de floresta na Trilha da Figueira e no Jardim Sensorial.

Então, que fique registrado: a experiência do Legado das Águas é para todos. Do caminhante ao mountain biker, do pesquisador ao canoísta, dos educadores aos observadores de fauna e flora, dos cicloturistas aos astro-observadores.

© Therbio Felipe

Após o almoço, se deram cinco pitches (breves apresentações orais) que demonstraram como o Legado das Águas se transformou no lugar da diversidade.

Inicialmente, a bióloga Victória Pinheiro apresentou o incrível Projeto Onçafari, de Miranda – MS, que agora, pode ser experienciado no Legado das Águas, contando com a observação direta da fauna, integrando visitação à conservação.

Logo após, foi a vez do Hugo de Castro, Presidente da Rede Brasileira de Trilhas de Longa Duração, apresentar o universo integrador do Sistema Brasileiro de Trilhas e como a conexão destes caminhos tem sido responsável tanto pela conservação de biomas, quanto pela consecução das culturas e economias das comunidades à beira destas trilhas.

© Hugo de Castro

Trata-se de integrar as histórias, vidas e significados dos interiores do país, do Oiapoque ao Chuí, das paisagens litorâneas aos torrões das terras de oeste.

© Hugo de Castro

Após a fala do Hugo, foi a vez da Revista Bicicleta. Busquei apresentar o Cicloturismo como uma janela para o conhecimento socioambiental, sociocultural e socioeconômico. E o Legado das Águas, por sua vez, compartilha da experiência cicloturística disponibilizando saberes ambientais concretos. Logo em seguida, a Shimano apresentou “Make Your Mark: uma nova proposta da Shimano em componentes para Mountain Bike”, evidenciando, na fala do Christiano Grechi, o pensamento da marca para garantir a integração entre performance e diferentes usabilidades.

© Therbio Felipe

E, para finalizar, parte da história viva do ciclismo nacional, Edu Ramires, contribuiu com relatos de sua experiência no desenvolvimento e consolidação de modalidades como BMX e MTB no país.

© Therbio Felipe

William Mendes – Gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, encerrando o evento, ressaltou a relevância de consolidar tais parcerias com o objetivo maior de garantir um outro futuro possível e promissor, não apenas para a Reserva, mas para todo o entorno do Vale do Ribeira – sul do Estado de São Paulo.

Legado das Águas – Reserva Votorantim

contato@legadodasaguas.com.br

Fone/WhatsApp: 11 97278 38 55

www.legadodasaguas.com.br

© Therbio Felipe