Campanha para sensibilizar sobre segurança viária com foco em mobilidade ativa

Ciclistas pedalam em cidade movimentada
Adobe Stock

UCB lança campanha para sensibilizar sobre segurança viária com foco em mobilidade ativa.

A UCB lança campanha para sensibilizar sobre segurança viária com foco na mobilidade ativa. A Campanha Ruas Vivas ocorre de 10 a 31 de maio. Iniciativa inclui webinars e convite a gestores públicos para caminharem e pedalarem por trajetos inseguros.

A União de Ciclistas do Brasil – UCB realiza entre os dias 10 e 31 de maio – em parceria com Cidadeape, Como Anda, Corrida Amiga, Cidade Ativa e Idec – a segunda edição da Campanha Ruas Vivas, que neste ano leva o tema “Trânsito seguro para quem?”. A iniciativa busca sensibilizar a sociedade para a segurança viária com foco na mobilidade ativa (pedestres, ciclistas, pessoas com mobilidade reduzida e usuários de transporte coletivo etc.).

De acordo com dados da OMS – Organização Mundial da Saúde de 2018, ferimentos associados ao trânsito representam a oitava causa de morte no mundo e a primeira entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. Só no Brasil são mais de 30 mil mortos todos os anos. Pedestres e ciclistas estão entre a maior parte dessas vítimas.

Entre as atividades da campanha está a realização dos webinars “Como popularizar a redução de velocidades nas cidades brasileiras?”, no dia 17, e “Espraiamento das cidades: distâncias X velocidades, como mudar esta lógica?” no dia  19 de maio. Participarão das mesas de discussão, além da UCB, a Prefeitura de Fortaleza (CE), a Multiplicidade Mobilidade Urbana, a Global Designing Cities Initiative – GDCI, a Rede Mobilidade Periferias, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP, a Associação G-14 e a Ciclocidade. No dia 17, o link para acompanhar o webinar ao vivo é:  https://bit.ly/ruasvivasreducao e, no dia 19, https://bit.ly/ruasvivascidades.

De acordo com Ruth Costa, Diretora Presidenta da UCB, a velocidade dos veículos nas vias está diretamente relacionada à probabilidade de ocorrência de sinistros. Além disso, quanto maior a velocidade, maior é a gravidade das lesões. “A presença da prefeitura de Fortaleza no webinar se justifica pela experiência positiva que tiveram com uma diminuição de 49% nas mortes no trânsito, entre 2011 e 2020”, explica.

Em ambas as ocasiões será apresentado o projeto Vias Seguras, lançado no início de maio pela UCB, que busca alterar a legislação brasileira para diminuir os limites de velocidade permitidos nas ruas das cidades de todo o país. Para saber mais: https://uniaodeciclistas.org.br/projeto-vias-seguras/

Passeio pela vida

Além dos webinars, a Campanha vai promover a ação Passeio pela Vida, entre os dias 23 e 31 de maio. A ideia é estimular coletivos e organizações da sociedade civil a convidarem gestores públicos da área de mobilidade urbana de suas cidades para caminhar ou pedalar por trajetos inseguros a pedestres, pessoas de baixa mobilidade, pessoas com deficiência e ciclistas. Para apoiar as organizações, a UCB disponibilizará um kit de material (oficio, divulgação e cartazes para fotos), onde cada cidade poderá divulgar sua atividade.

“Esperamos dessa forma sensibilizar esses gestores para a urgência da execução de políticas que preservem a vida dos cidadãos. Medidas simples, de baixo investimento, já resolvem grande parte do problema, como sinalização adequada e a própria redução dos limites de velocidade, que não custa nada”, conclui Ana Luiza Carboni, Coordenadora Geral do Projeto Vias Seguras e Diretora Financeira da UCB.

Assessoria de imprensa

Ana Maria Barbour 

11 98287 9942

barbour.ana@gmail.com