Muita gente que adora pedalar tem o sonho de passar por vários países do continente europeu em cima de sua bike.

Para quem decidiu tirar esse sonho do papel é importante tomar alguns cuidados para evitar que a sua viagem se transforme em um problema, ou que você fique pelo meio do caminho.

Confira essas dicas importantes para quem vai cair no mundo de bicicleta e não quer ter dores de cabeça.

Faça uma revisão completa

Se você vai viajar com o objetivo de conhecer a Europa pedalando é preciso garantir que a sua bicicleta não te deixe na mão.

Procure fazer uma revisão completa poucos dias antes do embarque, de preferência dizendo para o mecânico uma estimativa da distância que será percorrida.

Assim ele pode ajudar a descobrir que peças podem se desgastar mais facilmente e terem de ser substituídas no meio do percurso.

Contrate um seguro de viagem

Como você vai estar em um território até então desconhecido, nunca se sabe como o seu corpo pode reagir a alimentos diferentes, mudanças bruscas de temperatura e outros fatores que podem prejudicar a sua saúde.

Além disso você também está sujeito a problemas com a companhia aérea, como o extravio de bagagens ou até mesmo danos causados pelo manuseio incorreto.

Um seguro de viagem pode ser extremamente importante em um desses momentos, além de ser obrigatório para que a sua entrada nos países da União Europeia seja aceita.

Sites como o assistentedeviagem.com.br permitem que você simule o seu seguro e faça todo o processo online. Vale a pena e é obrigatório para quem vai pedalar pela Europa.

Utilize a embalagem correta

O primeiro cuidado que você precisa ter na hora de fazer o check-in e despachar a bicicleta e suas malas é com a embalagem.

A ANAC determina que as bicicletas precisam estar desmontadas (sem pedais e guidom), com os pneus vazios e devidamente embaladas, mas isso deixa a coisa meio vaga, então cada companhia acaba criando suas próprias regras.

Enquanto algumas exigem que a bicicleta seja embalada em produtos próprios, como cases, outras permitem apenas a embalagem em plástico bolha.

Por isso o melhor a se fazer é entrar em contato com a empresa aérea dias antes da viagem para evitar correrias outros transtornos na hora do embarque.

Cuidado com o tamanho e o excesso de peso

Também é preciso tomar cuidado com o peso para não exceder os 23 quilos da sua bagagem, e com isso ter de pagar um excesso que pode ficar salgado.

Quanto ao tamanho, a ANAC possui duas regras diferentes que devem ser levadas em conta na hora de despachar a sua bicicleta.

Em voos com destino à América do Sul a medida máxima da sua bicicleta deve ser de no máximo 292 cm.

Já para o embarque em voos que vão para a Europa e América do Norte as dimensões são mais reduzidas, com no máximo 158 cm.

Essas medidas são o resultado da soma da largura, altura e comprimento da sua bagagem.

Dando atenção especial a esses pontos a sua viagem de bicicleta pela Europa tem grandes chances de ser repleta apenas de histórias boas para contar quando você voltar pra casa.