Lobi libera gratuitamente arquivos sobre trilhas de MTB e Rotas de Cicloturismo de Aventura no Paraná

Isto mesmo, com alegria informamos que, a partir desta semana, na plataforma Lobi.com.br estaremos disponibilizando arquivos para download, cujo conteúdo são os caminhos, trechos e trilhas que desbravamos e inventariamos pelo querido Estado do Paraná há mais de 5 anos.

Esta ação visa potencializar o acesso a lugares ímpares e fomentar ainda mais o cicloturismo e o MTB no Estado.

Rotas de Cicloturismo no Paraná de graça! É muito MTB reunido! É muita informação qualificada e testada por quem conhece de trilhas!

Lobi vem trilhando caminhos pelos interiores paranaenses de forma autônoma, vislumbrando reconhecer palmo a palmo os trechos que são parte dos sonhos de ciclistas do Estado.

Dentre as primícias, o Lobi não abriu mão de respeitar tanto à diversidade ambiental quanto à cultura das comunidades onde estes trechos estão inseridos.

Então, se você estava querendo dar um rolê por lugares inusitados, com uma beleza cênica única e ao lado de comunidades que merecem todo o nosso respeito e cuidado, os arquivos que o Lobi vai liberar sobre as Rotas de Cicloturismo no Paraná, são um incentivo a mais para que novos ciclistas se integrem à escolha de um lazer ativo pelas trilhas paranaenses.

Porém, queremos deixar claro que a ação de liberar o download destes trechos e trilhas não nos coloca enquanto responsáveis pela fruição do pedal.

Avisamos de antemão que as Rotas de Cicloturismo no Paraná se trata da liberação de trechos para o uso de ciclistas que já têm experiência com a bike, sabe como se portar em trilhas fechadas, com aclives, obstáculos, passagem de rios, proximidade de cachoeiras, terrenos acidentados, o que lhes exige uma pilotagem mais técnica e absolutamente capaz de ser responsável por si e pelo ambiente onde se está desfrutando.

Listamos, em resumo, o mínimo que, esperamos, todos (as) os (as) ciclistas tenham como atitude positiva durante as pedaladas nestes trechos e trilhas:

Por favor, seja educado com as pessoas que encontrar no caminho. Somos, apenas, visitantes, então, cordialidade, respeito e simpatia são atributos exigidos aos ciclistas quando adentram localidades com estas peculiaridades.

Então, vale lembrar, sim: Bom dia, com licença e muito obrigado, são cumprimentos indispensáveis para que estas comunidades nos aceitem por lá e continuem de braços abertos para nos receber.

Não duvide: qualquer coisa que um(a) ciclista fizer de errado vai comprometer a imagem de todos(as) ciclistas. E isso é uma realidade que não queremos que ocorra jamais!

Fique atento: se a porteira da propriedade estiver fechada, peça autorização na casa mais próxima. Não pense que ninguém está vendo.

Quando receber autorização, abra e feche a porteira e/ou portão, imediatamente e sempre.

Não jogue lixo na natureza. Todo ciclista deve dar o exemplo de civilidade!

Procure andar sem fazer muito barulho. Assim, você e seu grupo terão oportunidade de visualizar um maior número de animais silvestres.

Se encontrar com alguma onça, não corra. Pare e se sentir ameaçado fique parado e erga os braços para se fazer maior que o animal. Assim ele se intimida pelo seu tamanho.

Porém, evite os horários mais recorrentes relativos aos hábitos destes animais.

E, lembre: grupo que sai junto, volta junto. Não coloque na sua conta o mal-estar de alguém pelo caminho e nunca, jamais, abandone um(a) companheiro(a) à própria sorte.

Indispensável levar:

  • Bicicleta revisada e somente “mountain bike” ou semelhante.
  • Câmara de ar reserva.
  • Hidratação.
  • Roupa apropriada para ciclismo.
  • Carregue uma jaqueta corta vento.
  • Leve lanterna e sinalizadores.
  • Não esqueça o protetor solar e repelente.
  • Luvas.
  • Óculos de sol.
  • É indispensável o uso do capacete.
  • Celular carregado o suficiente com carga que exceda o tempo de percurso.

Alimentação e precauções para pedalar:

  • Tome seu café da manhã incluindo frutas como banana e o faça sem pressa.
  • Aqueça antes de começar a pedalada.
  • Nunca force nos primeiros quilômetros.
  • Beba água antes de sentir sede (muita água).
  • Coma algo leve a cada hora.
  • Após refeições mais reforçadas, descanse um pouco.
  • Aqueça antes de recomeçar a pedalada.

Nas Rotas de Cicloturismo no Paraná, leve sempre lanches que sustentem, como sanduíche, frutas da estação e muita água. Leve lanterna, equipamentos de segurança e prevenção.

Se você não tem experiência vá em grupo, jamais sozinho.

Assim, ficaremos supercontentes que esta ação de liberar os arquivos traga experiências incríveis para mais e mais ciclistas.

Fique atento para as próximas postagens na seção ROTEIROS do site.

Um grande abraço a todos(as)!

Texto: Therbio Felipe M. Cezar
Imagens: Ivan Mendes
Equipe Lobi Ciclotur