A agência de viagens Fuga Experience oferece, em seis datas por ano (em julho, setembro e outubro, devido ao clima da região), um roteiro bastante interessante de imersão na cultura romana. O conceito pós-luxo inclui hospedagem no Castelo Ruspoli e pedaladas por um percurso traçado pelo medalhista olímpico Knut Knudsen. A proposta também se destaca pelos pontos visitados, que ressaltam a arquitetura, gastronomia, cultura e legado da região, em uma abordagem menos turística e mais local, cotidiana que permite uma imersão na cultura e interação genuína com seus habitantes.

Vista do jardim de dentro do Castelo Ruspoli. © Fuga Experience

Famoso por seu jardim labirinto medieval, o Castelo Ruspoli era uma fortaleza e um convento beneditino, antes de se tornar residência. É lá, a 80 km de Roma, que se hospedam os cicloturistas que embarcam com a Fuga Experience para uma imersão na cultura dos arredores de Roma. O castelo nunca havia sido visitado pelo público até 1997, quando as herdeiras, para mantê-lo, abriram o local para visitação e eventos. O projeto tal como é hoje foi realizado entre 1531 e 1538 por Antonio da Sangallo, sob encomenda de Beatrice Farnese. Desde então, o Castelo é da mesma família.

© Fuga Experience

De lá, o medalhista olímpico norueguês Knut Knudsen traçou o roteiro a ser percorrido de bicicleta. Ele é profundo conhecedor do local e através de sua rota é possível visitar pontos importantes da cultura, arquitetura e gastronomia da região. A ideia de um turismo de experiência se assemelha ao gosto e preferência dos cicloturistas, que procuram um contato com a vivência dos habitantes da região, interagindo da maneira mais natural possível com o local. Um dos trechos é o Giro Alto Lazio, etapa que Knut organiza na região e que conta com mais de 1.500 ciclistas inscritos.
Descendente dos Ruspoli

© Fuga Experience

A agência Fuga Experience foi idealizada pelo ítalo-brasileiro Paulo Ruspoli Misasi, filho do brasileiro Luiz Misasi com Giada Ruspoli, atual proprietária do castelo junto com a irmã Claudia e o primo Francesco Ruspoli. “Cresci entre o Brasil e Itália, e a Fuga nasceu como uma oportunidade de dividir minha vivência da região com novas pessoas. A ideia é que cada participante saia da viagem sentindo que conheceu um lugar e seu povo, como eles realmente são”, avalia Paulo Ruspoli Misasi.

Sala interior do Castelo Ruspoli. © Fuga Experience

Os hóspedes convivem e interagem com a família Ruspoli, apreciando momentos como o café da manhã ao ar livre e jantares à luz de velas com cenografia especial. Todas as refeições são preparadas por Mirella, a cozinheira do castelo que usa os melhores ingredientes locais para traduzir a tradição regional em pratos deliciosos. Os quartos do castelo oferecem também amenities personalizadas e vistas para lugares como o jardim da propriedade, datado do século XVII, que está entre os mais importantes na Europa.

Gastronomia da região. © Fuga Experience

A bicicleta é uma paixão de Paulo. “Sou apaixonado por esporte”, diz, “e decidi fazer um intercâmbio entre os dois países, voltado para aqueles que dividem minha paixão pelo ciclismo. Para conhecer uma região, não há melhor maneira do que pedalando. Mas pedalar não é o suficiente. Na minha opinião, são as pessoas do lugar que definem sua identidade, então, nada melhor do que elas fazerem parte da viagem. Por exemplo, como estamos falando de Itália, não poderia deixar de lado a gastronomia, por isso dividi este setor em três partes. A primeira é a comida italiana caseira. Mirella é a cozinheira do Castelo há mais de 30 anos e conhece todos os segredos da culinária romana. Mas os restaurantes não podiam ficar de fora, então, foi feita uma seleção dos melhores da região. A terceira parte talvez seja a mais interessante: algumas propriedades de amigos produzem avelã, azeite e vinho. Eles fazem questão de receber os brasileiros, que são muito queridos pelos italianos, para desfrutar das piscinas e dos almoços com os produtos locais”.

© Fuga Experience

Confira algumas experiências que fazem parte da viagem:

Giardino Storico: em 1611, Ottavia Orsini, filha de Giulia Farnese, decide realizar um jardim articulado em várias partes: O labirinto, O Jardim secreto, O barquinho e o Barco. O labirinto corresponde à parte mais interessante, cresce de forma retangular e foi colocado em correspondência com o lado oriental do Castelo. Os labirintos estão entre os mais conservados da Itália, porque o jardim ainda é propriedade da família, que conseguiu criar durante o tempo diversas técnicas de manutenção.

L’antico borgo di Vignanello: Rodeado pelo verde território do Monti Cimini, Vignanello, surge sobre uma colina entre dois vales. O primeiro documento de sua existência é de 604 D.C. Em 1531 o papa Paolo III doa o Castelo e o território de Vignanello para Beatrice Farnese. É daí que começa a dinastia Marescotti Ruspoli. Graças à essa família, a cidade recebeu suas mais importantes construções entre os séculos XVI e XVIII.

La terazza del giardino: O café da manhã será servido no terraço com vista para o jardim histórico.

Prodoti Tipici: A grande presença do agroturismo e a preocupação com a biodiversidade fazem da região um lugar ideal para o turismo gastronômico.

Nocciola dei Cimini: Um dos produtos mais importantes da província é a avelã, colocando a região na lista dos maiores produtores do mundo e o maior fornecedor da marca de chocolates Ferrero.

Vini della Zona: Graças às condições climáticas e aos terrenos favoráveis, a cultura das vinícolas é radicada na região, de tal modo que se transformou em um dos setores de excelência e qualidade do ramo.

Palazzo Farnese: Os jardins do Palazzo Farnese são tão impressionantes quanto o próprio edifício. Construído em 1550, é um dos melhores exemplos de arquitetura do Renascimento.

Tappa lago di Bolsena: O lago de Bolsena é considerado o maior lago de origem vulcânica da Europa e o quinto maior da Itália.

Tappa Giro Alto Lazio: Uma das etapas do Giro d’Italia de 2011 passou na frente do Castelo Ruspoli. Vamos repetir um pedaço do que foi feito três anos atrás.

Tappa Nepi: É um dos lagos de maior altitude da Itália, elevado a 510 m. Originou-se há cerca de 100 mil anos, quando uma cratera extinta foi inundada.

Bagnoregio: Fundada pelos etruscos há mais de dois mil e quinhentos anos, essa cidade não poderia ficar de fora do programa, muito menos um almoço com sua vista deslumbrante.

Jardins de Bomarzo: É povoado de esculturas grotescas e pequenas construções, todas espalhadas pela vegetação natural do jardim. Já foi locação de vários filmes, entre eles “A Árvore da Vida”, de Terrence Malick.

Viterbo: Conhecida como a cidade dos Papas, foi lá que se realizou o primeiro conclave. A cidade proporciona a seu visitante uma imersão no período medieval.

Villa Lante: Possui um dos mais famosos jardins maneiristas de surpresas do século XVI. Esta casa de verão foi desenhada por “Giulio Romana” durante a primeira metade do século XVI.

Orvieto: A saída da etapa do Giro d’Italia 2011 ocorreu na cidade de Orvieto. Um dos pontos que vamos passar é a catedral da cidade, que foi construída em homenagem a Virgem Maria.

O roteiro permite uma imersão na cultura local e interação sem igual com as pessoas do castelo e da região. É para se sentir como um Rei em Roma, com direito à Castelo e tudo!

© Fuga Experience

Para todos os perfis

Uma iniciativa inovadora da agência é reunir os cicloturistas para se conhecerem antes da viagem e treinarem suas habilidades em encontros nas ciclovias de São Paulo. Na Itália, a equipe é dividida em duas: a primeira, composta por pessoas mais acostumadas a pedalar, faz uma média de 65 km por dia, e a segunda percorre cerca de 30 km diariamente.
Também há um programa personalizado para famílias. Nele, os viajantes podem escolher entre diversas opções de percursos e programações. Ideal para famílias que não têm o costume de pedalar. Mínimo de sete integrantes.

Os percursos são conduzidos por guias bilíngues.

As vagas para as seis viagens de 2015 da Fuga Experience já estão abertas e incluem estadias de seis noites, refeições e passeios que vão muito além da aventura sobre duas rodas: workshops de gastronomia local, degustação de vinhos, visitas à monumentos históricos, entre outras opções. Os grupos comportam até doze pessoas e podem ser personalizados para famílias. Nele, os viajantes podem escolher entre diversas opções de percursos e programações.

Para saber mais sobre o roteiro, acesse:
www.fugaexperience.com.br