Primeiro túnel de bicicleta de Israel será aberto nas montanhas de Jerusalém

Segundo prefeito de Jerusalém, o túnel servirá para ‘ensinar a andar de bicicleta famílias e crianças’.

O primeiro túnel de bicicleta de Israel nas montanhas de Jerusalém deve ser inaugurado na próxima sexta-feira, 09, com uma cerimônia de inauguração com a presença do prefeito de Jerusalém, Moshe Lion.

De acordo com o prefeito da cidade, o túnel de 1,3 milhas é o quinto mais longo do mundo. 

O projeto de US$ 7,3 milhões levou dois anos de planejamento e construção com o envolvimento da Autoridade para o Desenvolvimento de Jerusalém e do Ministério do Patrimônio de Jerusalém.

Ciclovia em túnel já existente em Israel (Foto: The Jerusalem Development Authority)

“Este túnel servirá para ensinar andar de bicicleta a famílias e crianças”, disse Lion à emissora pública israelense Kan News durante um passeio de pré-estreia nesta semana.

“Estamos construindo dezenas de ciclovias por toda a cidade. Até agora, os ciclistas teriam que subir e descer a montanha – este túnel torna o ciclismo acessível a todos”, continuou o prefeito.

“Combinado com o sistema de bondes e as trilhas de caminhada por toda a cidade, este túnel será uma atração poderosa para Jerusalém. Você já pode ver que todas as partes da população da cidade gostam de andar de bicicleta. Este túnel não é um passeio particularmente difícil, e isso atrairá pessoas de todos os lugares para experimentá-lo.”

“Estou empolgado para andar por este túnel e acho que é algo novo e benéfico para toda Jerusalém”, concluiu o prefeito.

Tel Aviv é uma das principais cidades de Israel (Pixabay)

Projeto para resolver crise no trânsito na capital

A construção do túnel faz parte de um enorme plano chamado ‘One Million’, criado para resolver crise de trânsito em Israel. Aprovado em junho desse ano, o projeto visa reduzir as viagens de carro privado no país em cinco por cento – um milhão de viagens por dia – até o final do ano para “aliviar o congestionamento do tráfego”.

O projeto inclui dezenas de medidas para melhorar o sistema de transporte público, eliminar incentivos para possuir um veículo particular, acelerar processos de obras rodoviárias para reduzir tempos de viagem e mudanças no mundo do trabalho.

“O objetivo do programa é… encorajar o uso de transporte público para aliviar o congestionamento do tráfego”, disse o primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, chamando-o de “mensagem significativa para o público israelense”.

No final do ano passado, o aplicativo de navegação israelense Waze revelou que o tráfego em Israel aumentou em média 23% em comparação com os níveis pré-Covid, com algumas cidades relatando dados muito piores. 

Em um comunicado ao lado de Bennett, a ministra de Transporte e Segurança Rodoviária de Israel, Merav Michaeli, disse que também sente o “congestionamento em nossas estradas e, hoje, mais do que nunca, entendemos que a solução vai além do transporte público … a pé e de bicicleta”.

Principais pontos do plano “Um Milhão”:

1. Melhorar o sistema de transporte público – Estabelecer 75 milhas de rotas de transporte público em todo o país; melhorar as condições dos motoristas de transporte público.

2. Cancelamento de incentivos à propriedade de cuidados privados – Funcionários do setor público com direito a pagamentos de ‘transporte’; quase $300 de bônus para funcionários públicos que não possuem carro próprio.

3. Mudanças no mundo do trabalho – Incentivar viagens compartilhadas por dezenas de milhões de pessoas; benefícios para quem não usa carro; mais possibilidades de trabalho remoto.

4. Acelerar projetos – Ampliação da jornada de trabalho para projetos de transporte público; remoção rápida de perigos e obstáculos na estrada.

Fonte:

https://www.i24news.tv/en/news/israel/environment/1662629186-israel-s-1st-bicycle-tunnel-to-open-in-jerusalem-mountains

https://www.i24news.tv/en/news/israel/society/1656248964-one-million-plan-to-address-traffic-crisis-in-israel