O que é aventura de verdade?

Recentemente, mostrei em nosso Canal do YouTube minhas primeiras aventuras de bicicleta pelas estradas de terra dos arredores de minha cidade natal, Ipaussu/SP. Naquela época, depois de um tempo descobrindo novos lugares da cidade, a rodovia passou a ser meu limite.

Assim com muitos, com a idade, fui deixando a bicicleta de lado e comecei a utilizar outros veículos para conhecer o mundo ao meu redor.

Meus pais fizeram de tudo para me proporcionar uma boa educação e, mesmo que não fosse bom em línguas, lá pelos meus 13, 14 anos, eles me matricularam em um curso de inglês na cidade de Ourinhos, a 27 km de Ipaussu. Claro, eles me davam dinheiro para ir de ônibus, mas eu acabava indo até o trevo da cidade para tentar conseguir uma carona…

Quem já pediu carona alguma vez na vida certamente lembrará que é preciso ter paciência… mas também lembrará da emoção de esticar o dedo e ver um veículo finalmente parar. A gente sai correndo para não atrapalhar o motorista em sua viagem, mas, de vez em quando, o próprio motorista nos surpreende com a pergunta:

Para onde você quer ir?

É estranho imaginar a profundidade desta pergunta, ela traz a noção de que, no fundo, posso ir para onde quiser, afinal, a decisão é minha. A insegurança de ir para Ourinhos de carona me trouxe um sabor de aventura tão grande que esta viagem passou a ser considerada por mim como uma aventura de verdade.

De lá para cá muita coisa mudou em minha vida, e eu fiz uma volta ao mundo de bicicleta. Seguramente percorrer os 27 km de Ipaussu até Ourinhos de carona não representam mais uma aventura muito grande.

Mas o que seria então uma aventura de verdade?

Depois de muito pensar sobre o assunto, percebi que meu conceito de aventura muda com o tempo, claro, quase todos meus conceitos mudam: o que é amor, amizade, justiça, família etc.

Entretanto, observo em mim algo de muito peculiar, que se mantém durante o tempo: a aventura está sempre onde não conheço, naquele lugar cheio de incertezas, que as pessoas ao meu redor não conhecem ou podem dar um testemunho.

Geralmente, a aventura não está naquela área conhecida e confortável que já sou acostumado. Justamente quando me permito ir além dessa “zona de conforto”, é que me sinto em uma aventura de verdade.

Por outro lado, creio que todos conhecemos o poder que a internet tem de descobrir o que gostamos e nos sugerir isso em um próximo vídeo ou um produto. O algoritmo pega tudo o que você já pesquisou na rede, faz um resumo e, baseado em seu passado, ele indica algo para seu futuro.

Ele sabe bem o que você é, mas só você sabe o que você quer ser, para onde quer ir, no que quer se transformar.

Ao responder a pergunta “Para onde você quer ir?”, possivelmente será necessário tomar atitudes fora do convencional para que isso efetivamente aconteça.

Para mudar nosso provável futuro, geralmente temos que andar pelo desconhecido e experimentar o novo, trilhando o caminho da aventura.

Inaugurando uma nova fase em nosso trabalho de divulgação do Cicloturismo, nos sentimos justamente entrando em uma nova aventura, onde você é nosso convidado especial. A partir de agora, pretendemos oferecer mais possibilidades de roteiros de fácil acesso e realização.

Acompanhe a série de vídeos em nosso Canal do YouTube e descubra esses novos recantos:

Imaginamos que aqueles que nunca viajaram de bicicleta, poderão visualizar uma chance agradável para começar no cicloturismo. Já os mais experientes em cicloturismo, naturalmente perceberão o potencial dos lugares para viverem suas novas aventuras.