Quem estiver à procura de novos lugares para pedalar, vai se encantar com Maria da Fé, pequena cidade no Sul de Minas que oferece trilhas para todos os gostos, numa das regiões mais bonitas da Serra da Mantiqueira.

A 1.300 metros de altitude, esta é uma das regiões mais frias do Brasil. No inverno, as temperaturas chegam a ser tão baixas quanto as de São Joaquim, na serra catarinense. A cidade vive basicamente da pecuária e da agricultura, com grande destaque para a produção de batatas.

Com um povo muito hospitaleiro, Maria da Fé tem uma topografia abençoada. Nos vales cercados por montanhas e encostas, com altitudes que variam de 1.000 a 1.700 metros, cobertas de muito verde, sobressaem araucárias,  pinheiros, manacás e bananeiras.

A cidade possui muitas trilhas e estradinhas para se pedalar. Um mês não seria o suficiente para conhecer todas. É, possivelmente, uma das cidades brasileiras mais completas para a prática do mountain bike, com roteiros para todos os níveis e gostos.

Entre as inúmeras trilhas, indicamos três das mais bonitas: a Trilha da Lagoa, a Trilha do Pedrão e a Trilha da Ponte Pênsil.

© Paulo de Tarso

Informações úteis

• Onde é: sul de Minas, a 24 km de Itajubá, 280 km de São Paulo, 320 km do Rio de Janeiro e 440 km de Belo Horizonte.
  • Como chegar: para quem vem de São Paulo ou Rio de Janeiro, seguir pela Rodovia Presidente Dutra até Lorena, e de lá seguir as placas até Itajubá. Daí em diante, não há placas indicando para Maria da Fé, então, só pedindo informações. De Belo Horizonte, seguir pela Rodovia Fernão Dias, sentido Pouso Alegre. No trevo de Pouso Alegre, entrar à esquerda e seguir para Itajubá.
  • O que levar: no inverno, muita roupa de frio.
  • Características da trilha: estrada de terra, aberta, de média dificuldade.
  • Local para alimentação e hidratação no percurso: sim.
© Paulo de Tarso

Trilhas

Trilha do Pedrão – 25 km
O nome Pedrão vem de “Pedra Grande”. Para quem gosta de desafios, a subida do Pedrão é um prato cheio: para virar uma escalada, não falta muito. Mas é compensador o esforço para se chegar ao topo. Primeiro, pelo visual; segundo, pela adrenalina que é a descida de volta.

Trilha da Lagoa – 37 km
A trilha começa com uma longa subida de dois quilômetros. Depois, você vai encarar muitas descidas, sempre acompanhadas de paisagens deslumbrantes. O ponto alto do passeio é quando se avista o “Pedrão” de frente. A partir daí, prepare-se para uma longa subida até o bairro do Pedrão.

Trilha da Ponte Pênsil – 63 km
O nome do circuito é devido a uma pequena ponte pênsil que atravessamos durante a pedalada. No início, uma subida até 1.600 metros de altitude. Após este trecho, o passeio se torna mais leve, com uma longa descida de quase 4 km e trechos que alternam pequenas subidas e descidas.

No caminho, passamos por vários vilarejos. Após a ponte pênsil, entramos em um single track de beleza deslumbrante. O ideal, neste roteiro, é combinar com alguém na cidade para resgatar no início do asfalto, ou se preferir, suba os 12 km de volta para completar o percurso.