Dia 1: Alto Caparaó/MG – Pedra Roxa/ES

Saímos pela manhã da cidade de Alto Caparaó, onde fica a entrada do Parque Nacional do Pico da Bandeira. Fomos no sentido norte, sempre com o pico nos acompanhando pela direita. O dia prometia uma pedalada em torno de 60km, com uma altimetria aproximada de 1000m. Sempre por estradas de terra, nossa primeira parada foi no Poço do Egito, um lugar ideal para um refrescante banho nas águas geladas e cristalinas, que são características dessa região. A parada para almoço foi no restaurante Recanto Zóios D´água, bem na divisa com o Espírito Santo. A tarde foi chuvosa, e mesmo assim a beleza do lugar continuava intacta. Muita lama, muito barro, diversão garantida, terminado o pedal na pequena cidade de Pedra Roxa.

© Claudio Barufaldi

Dia 2: Pedra Roxa – Pedra Menina

O pedal iniciou com tempo ruim, nublado e frio, mas sem chuva. Avistamos uma cachoeira na montanha ao longe e arriscamos ir conhecê-la. Isto não fazia parte do percurso. E para nossa surpresa, fomos muito bem recepcionados por um simples casal que nos abriu a porta de sua casa e nos levou até a imensa cachoeira. Valeu muito a pena este pequeno desvio na rota. O pessoal da região é sempre muito prestativo, humilde e generoso.

© Claudio Barufaldi

Voltando para a estrada, o primeiro trecho seria curto, até o restaurante Toca da Truta, que onde, como o nome já diz, comemos muitas trutas! O lugar é maravilhoso para se conhecer, onde se criam trutas, com um riozinho passando ao lado e uma piscina natural imensamente gelada para os mais corajosos enfrentarem. Após o almoço, a segunda subida, por asfalto, foi mais longa, e com a chuva que não parava, parecia que acabaria mais. Paramos na bucólica vila de Patrimônio da Penha, que parece estar parada no tempo, com seu jeito meio hippie anos 60. Voltando para a estrada, o pedal rendeu, e terminamos o dia em Pedra Menina, outra cidade perdida entre as montanhas do Caparaó. Finalizamos o dia com 60km e 1200m acumulados.

© Claudio Barufaldi

Dia 3: Pedra Menina – Alto Caparaó

Terceiro e último dia de pedal. Teríamos pela frente a “travessia” de uma serra que terminava na Capela de Santa Luzia, lugar também conhecido como Alto das 3 Cruzes. Na subida da serra, paramos na cachoeira do Chiador. Totalmente aberto, o lugar é lindo e com uma grande queda. Após a capela, houve uma insana descida até o um vale, onde fomos serpenteando um riacho com as montanhas sempre ao fundo, até chegar novamente em Alto Caparaó. Nesse dia, o pedal foi curto, num total de 33km com 800m de altimetria. Ainda assim, o passeio foi realmente lindo, com paisagens de ficar admirando por horas. O Pico da Bandeira sempre esteve presente do nosso lado direito, imponente e grandioso; como deve ser o ponto mais alto da região Sudeste, e o terceiro mais alto do país, com 2891,32m. Simplesmente sensacional!

© Claudio Barufaldi
© Claudio Barufaldi
© Claudio Barufaldi