fbpx
Início Cicloturismo Expedição Chapada das Mesas de cicloturismo

Expedição Chapada das Mesas de cicloturismo

Expedição chapada das mesas de cicloturismo

3ª EXPEDIÇÃO CHAPADA DAS MESAS DE CICLOTURISMO

© Beatriz Gama fotografia

A Chapada das Mesas é o maior destino de aventura do Maranhão, e o ciclismo é uma das práticas utilizadas para aproveitar os encantos da região, a modalidade praticada nessa expedição foi o cicloturismo.

No último fim de semana 28 e 29 de maio 22 ciclistas imperatrizenses, entre homens e mulheres, iniciaram a expedição na cidade de Riachão – MA no complexo turístico de Poço Azul, onde visitaram suas dependências, com direito a banho no poço de águas azul turquesa de onde vem o nome do atrativo, visitaram as várias cachoeiras do local entre elas a segunda maior cachoeira do Maranhão, cachoeira de Santa Barbara, com 76 metros de altura.

A aventura continuou no coração do cerrado maranhense, o percurso por estradas de terra, areia e com muitas subidas, a primeira e mais desafiadora foi na fazenda serra com 7 km de extensão, além da altura da serra o sol escaldante do sertão não deu trégua em nenhum momento.

“Como todo desafio tem seu prêmio, 20 km depois chegamos a terceira maior cachoeira do maranhão com 42 metros de altura, a Cachoeira dos Picos, localizada no município de Nova Colinas – MA, a ausência de estrutura no local torna a cachoeira ainda mais exuberante, a beleza surpreendeu todos os ciclistas da expedição que se refrescaram nas águas geladas da cachoeira”, comenta Gama, guia e organizador da expedição.

“Depois de um intervalo para o descanso e algumas fotos a expedição continuou no cenário lindo da Chapada das Mesas com muitas serras e formações rochosas, únicas desse lugar, o sol foi o 23º integrante da expedição acompanhado os aventureiros em todo percurso até as cachoeiras Três Marias onde montaram acampamento, depois de um breve descanso cada ciclista montou sua barraca de camping ao lado das cachoeiras, e a noite continuou com muita animação e as conversas de superação desse dia. Às 5 horas da manhã os primeiros integrantes começam acordar para um café comunitário às margens da linda cachoeira Mãe ao som das quedas d’água. Depois do café e de conferir se todas as bicicletas estavam prontas para mais um dia na chapada, partiram para pedalar e desfrutar das belezas desse lugar único, depois de muito sol e banho de cachoeiras pedalamos de volta para o acampamento no balneário cachoeiras Três Marias localizando no município de Balsas – MA, onde foi servido almoço e encerrada a expedição”, conclui Gama.

© Beatriz Gama fotografia
© Beatriz Gama fotografia

“A 3° Expedição Chapada das Mesas de Cicloturismo foi de uma experiência incrível, momentos que ficarão eternizados na memória e no coração, conhecendo novos lugares, vivendo novas experiências, se conectando a natureza e podendo contemplar toda a beleza e riqueza natural que temos do nosso estado. O CPA – Clube do Pedadal Amador tem o poder de encantar e nos proporcionar experiências incríveis através do ciclismo, eu como uma ciclista aventureira e amadora me sinto muito feliz e realizada ao conseguir concluir os pedais ou um desafio proposto pelo grupo superando meus limites. Externo minha admiração e parabenizo a família Gama, ao CPA e Gama Adventure pelo profissionalismo e organização dos eventos que onde chega movimenta a cidade e o comércio local e de quebra contribui para o bem-estar físico e mental de todos que integram esse lindo grupo.” Mercês Abreu – Assistente Social/Servidora Pública.

© Beatriz Gama fotografia

“A EXPEDIÇÃO CHAPADA é algo que todos deveriam fazer, principalmente os moradores da região tocantina e dos municípios que compõem a chapada. Nós temos um dos maiores, mais impressionantes e mais belos patrimônios naturais do Brasil e mal o conhecemos, precisamos conhecer nosso patrimônio natural para valorizá-lo ainda mais e, principalmente, protegê-lo. A chapada da Mesas tem uma beleza exuberante que encanta e surpreende, porque quando pensamos que já vimos de tudo, sempre há mais uma paisagem, uma rocha e, principalmente, uma cachoeira para nos deixar maravilhados. Todos esses encantos e belezas naturais somadas à organização e atenção da GAMA ADVENTURE e do CPA – Clube do Pedal Amador de Imperatriz – MA, tornam a expedição uma experiência única que une belezas naturais, aventura, esporte, saúde e diversão. Já aguardo ansioso a próxima edição.” Marcelo Lira – Professor

© Beatriz Gama fotografia
© Beatriz Gama fotografia